Atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado do RS
View/ Open
Date
2009Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo e abrangente programa do governo federal em ação no Brasil. O objetivo do presente trabalho foi estudar a atuação do nutricionista no PNAE nas escolas públicas no Estado do Rio Grande do Sul. Este estudo foi um levantamento de caráter descritivo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário padronizado, que foi enviado via correio eletrônico e a adesão à pesquisa foi de 44,2%. Realizou-se estatística descritiva através de ...
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo e abrangente programa do governo federal em ação no Brasil. O objetivo do presente trabalho foi estudar a atuação do nutricionista no PNAE nas escolas públicas no Estado do Rio Grande do Sul. Este estudo foi um levantamento de caráter descritivo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário padronizado, que foi enviado via correio eletrônico e a adesão à pesquisa foi de 44,2%. Realizou-se estatística descritiva através de média e desvio padrão e cruzamento de variáveis, utilizando-se o programa Excel. Há predominância de profissionais jovens atuantes no programa. O salário da maioria destes profissionais está abaixo do piso salarial da categoria, 65,5% dos nutricionistas não possuem formação específica para exercer esta função, 34% relataram já terem feito cursos nesta área, enquanto 95% relataram sentir a necessidade de uma formação específica. Quase 30% dos estudados relata o PNAE como o seu primeiro emprego, sendo que 31,6% já desejavam trabalhar com alimentação escolar quando se formaram e 73,1% relatam o desejo de continuar a trabalhar nesta área. A maioria dos nutricionistas (70,8%) são estatutários. 71,9% relataram que o primeiro contato com o programa foi no próprio trabalho, 63,2% relataram não ter recebido nenhuma capacitação e 82,5% relataram terem tido dificuldades no início da atuação no PNAE. A grande maioria (96,5%) consegue realizar visita as escolas, faz avaliação nutricional (63,7%) e desenvolve projetos de educação nutricional (77,8%), porém relatam grandes dificuldades na realização destas atividades. Conclui-se que ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Collections
-
Health Sciences (1515)
This item is licensed under a Creative Commons License