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dc.contributor.authorSilva, Liliam Ramos dapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-09T03:35:04Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1980-4504pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179269pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo destacar a figura da mulher negra como personagem literária no romance histórico hispano-americano e recontar sua(s) história(s) de escravidão a partir de seu lugar de enunciação. As obras analisadas, romances históricos escritos por mulheres cujas protagonistas são negras, foram escolhidas por sua capacidade de representação regional nas Américas: La isla bajo el mar, de Isabel Allende (2009, Caribe), Las esclavas del rincón, de Susana Cabrera (2001, região platina) e Jonatás y Manuela, de Luz Argentina Chiriboga (1994, pacífico andino). A reflexão utiliza a teoria de Gérard Bouchard (2009) sobre a construção de uma memória longa para as comunidades americanas que possuem uma história recente e propõe que as escritoras, ao retraçarem o percurso da mulher negra que erige sua memória a partir dos rastros, atuam na emergência das marcas, dos vestígios culturais afrodescendentes, preenchendo, dessa forma, os vazios da História oficial. Sua atuação como mediadoras culturais resultará em uma produção literária transculturada responsável pela ressignificação das histórias da escravidão.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo destacar la figura de la mujer negra como personaje literario en la novela histórica hispanoamericana y de recontar su(s) historia(s) de esclavitud desde su lugar de enunciación. Las obras analizadas, novelas históricas escritas por mujeres cuyas protagonistas son negras, se eligieron por su capacidad de representación regional en las Américas: en La isla bajo el mar, de Isabel Allende (2009, Caribe), Las esclavas del rincón, de Susana Cabrera (2001, región platina) y Jonatás y Manuela, de Luz Argentina Chiriboga (1994, pacífico andino). La reflexión utiliza la teoría de Gérard Bouchard (2009) sobre la construcción de una memoria larga para las comunidades americanas que poseen una historia reciente y propone que las escritoras, al retrazar el recorrido de la mujer negra que erige su memoria a partir de los rastros, actúan en la emergencia de las huellas, de los vestígios culturales afrodescendientes, rellenando, de esta forma, los vacíos de la Historia oficial. Su actuación como mediadoras culturales resultará en una producción literaria transculturada responsable por la resignificación de las historias de la esclavitud.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBoitatá. Londrina, PR. N. 23 (jan./jul. 2017), p. 12-29pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectNovela histórica afrohispanoamericanaes
dc.subjectProtagonistas negrases
dc.subjectLiteratura afro-hispano-americanapt_BR
dc.subjectVestígios memorialeses
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectIsabel Allendees
dc.subjectSusana Cabreraes
dc.subjectLuz Argentina Chiribogaes
dc.titleHistória curta, memória longa : representações da protagonista negra em três romances históricos hispano-americanospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001069069pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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