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dc.contributor.advisorMartins, Márcio Borgespt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cássia Macielpt_BR
dc.date.accessioned2018-06-05T02:29:10Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179092pt_BR
dc.description.abstractO planeta está vivendo uma atual crise de biodiversidade decorrente de eventos antrópicos. O Brasil, por ser o país mais biodiverso do planeta e pela contínua degradação dos seus biomas, está no centro das ações e preocupações quanto à conservação. Visto que a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos críticos, reflexivos e propositivos, estaria ela contribuindo para sensibilização no sentido de conservação da biodiversidade? A metodologia do projeto consiste em uma revisão bibliográfica sobre o atual cenário da conservação no Brasil e Rio Grande do Sul (RS), que serviu de embasamento para a elaboração de um questionário com intuito de fornecer subsídios para que fosse possível identificar e refletir sobre os conhecimentos construídos por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, relacionados ao tema, em escolas do município de Porto Alegre, RS. Os resultados obtidos demonstram que os alunos não reconhecem o Brasil como país mais biodiverso do planeta, além de não identificar o ser humano como parte integrante do meio ambiente. Além disso, a maioria dos estudantes está supostamente saindo da escola sem saber o que pode ser afetado com a extinção de uma espécie de animal nem espécies ameaçadas de extinção no RS. Não só desconhecem definições básicas acerca da conservação, como espécies endêmicas, nativas e exóticas, mas também informações essenciais sobre a biologia de algumas espécies diretamente relacionadas a mitos e superstições, como morcegos e serpentes. Foi observado, também, que os alunos vinculam o plantio de árvores à conservação, não reconhecendo os possíveis impactos causados por espécies arbóreas exóticas em alguns ambientes, como o Pinus no Pampa. A partir do estudo, fica clara a necessidade de repensar os conteúdos de Ciências que abrangem Seres Vivos durante todo o período escolar, de maneira a melhor abordar os conhecimentos relacionados à conservação da biodiversidade com o objetivo de formar sujeitos capazes de participar de debates e agir no sentido de contribuir para a sustentabilidade socioambiental.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleConhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.identifier.nrb000991562pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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