Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Guilherme Ramires dept_BR
dc.date.accessioned2018-05-27T02:29:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178866pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é fazer um recorte sobre o tema aula de língua portuguesa e interdisciplinaridade e descrever como se deu esse diálogo em nossas experiências do-centes pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Assim. na primeira parte de nossa pesquisa, nos deslocamos para o passado da educação no Brasil, nos baseando em Azevedo (1964), Britto (1997) e Guedes (2006) e Azeredo (2007), com o objetivo de acessar informações sobre a origem de alguns vícios comportamentais e conceituais que persistem até hoje: o forte apego à utilização de somente livros didáticos; apego a listas de conteúdos que acabam sendo verdadeiras diretrizes curriculares, das quais surge o pensamento de que tais conteúdos precisam “ser vencidos” a cada ano; e, mais especificamente às aulas de língua portuguesa, o apego ao ensino da gramática tra-dicional dentro de uma prática prescritiva em que se aceite uma única norma como sendo a correta. Em seguida, trazemos informações sobre os documentos oficiais em relação a estas questões e como se delineou o pensamento que temos hoje: a utilização de texto em seu sentido mais abrangente, propiciando interação entre sujeitos através da leitura e da escrita, da interpretação e da compreensão, utilizando de estudos e dados dos autores Kleiman (1999), Zilberman e Theodoro (2004), Simões (2012), entre outros Esta prática é o que acreditamos ser o elo entre o que os documentos sugerem sobre interdisciplinari-dade, visto que a leitura de textos não tem o objetivo de dar suporte à aprendizagem de norma padrão, mas sim promover a interação entre sujeitos diversos (interação social, cultural, econômica, temporal, geográfica, etária...). Apresentamos também algumas con-siderações sobre as diferenças entre termos correntes nesta área – a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, através de uma apreciação de Machado (2009). Por fim, discorremos sobre o PIBID – e como ele tem atuado de forma suplemen-tar na formação de estudantes de licenciatura; falamos sobre sua estrutura interna e sobre práticas que mantivemos durante os anos em que estivemos inseridos. Para tal, trazemos textos de organizadores do programa, Costella et al. (2015) e Costella et al. (2016). Ao final, apresentamos um breve relato de experiências interdisciplinares, algumas ativida-des, algumas observações quanto à nossa prática e quanto às produções dos alunos. Acre-ditamos que este trabalho possa se estender a uma pesquisa de mestrado, buscando apro-fundar os temas aqui tratados. Esperamos que a leitura possa agregar às suas experiências boas ideias.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to deal with a discussion on the topic of Portuguese language and interdisciplinarity – and how this dialogue took place in our teaching experiences through the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID). In the first part of our re-search, we move to the past of education in Brazil, based on Azevedo (1964), Britto (1997), Guedes (2006), Azeredo (2007), in order to access information about the origin of some behavioral and conceptual defects that still persist up today: the strong attach-ment to the use of only didactic books; attachment to lists of contents that end up being true curricular directives, from which the arises thought that such contents must be "won" every year; and more specifically to Portuguese language classes, adherence to the teach-ing of traditional grammar within a prescriptive practice in which a single standard is accepted as being correct. Next, we bring information about the official documents in relation to these questions and how we outlined the thinking we have today: the use of text in its broadest sense, providing interaction between subjects through reading and writing, interpretation and understanding, using studies and data of the authors Kleiman (1999), Zilberman and Theodoro (2004), Simões (2012), among others This practice is what we believe to be the link between what the documents suggest about interdiscipli-narity, since the reading of texts is not intended to support the standard norm learning, but rather to promote the interaction between diverse subjects (social, cultural interaction, economic, temporal, geographical, age, etc.). We also present some considerations about the differences between current terms in this area - interdisciplinarity, multidisciplinarity and transdisciplinarity, through an appreciation of Machado (2009). Finally, we discuss the PIBID - and how it has acted in a supplementary way in the training of undergraduate students; we talked about its internal structure and practices that we maintained during the years in which we were inserted. For this, we bring texts of organizers of the program, Costella et al. (2015) and Costella et al. (2016). At the end, we present a brief account of interdisciplinary experiences, some activities, some observations about our practice and about the productions of the students. We believe that this work can be extended to a Masters research, seeking to deepen the themes discussed here. We hope that reading can add to your experiences good ideas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectTexten
dc.subjectEducação : Brasilpt_BR
dc.subjectTexto : Análisept_BR
dc.subjectInterpretação de textopt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade na aula de língua portuguesa : texto e leitura como parte da construção desse processo em experiências de sala de aula através do PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001067735pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples