O texto na aula de alemão : proposta para o ensino-aprendizagem da língua alemã no Ensino Fundamental da rede pública
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Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal elaborar uma unidade didática (UD) de língua alemã baseada em textos escritos para uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração a realidade de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Para alcançar tal objetivo, primeiramente será definido o conceito de letramento do trabalho, fundamentado nos estudos de Soares (2009) e de Kleiman (2008; 2014), além da sua relação com a escola contemporânea, a fim de compreender ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal elaborar uma unidade didática (UD) de língua alemã baseada em textos escritos para uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração a realidade de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Para alcançar tal objetivo, primeiramente será definido o conceito de letramento do trabalho, fundamentado nos estudos de Soares (2009) e de Kleiman (2008; 2014), além da sua relação com a escola contemporânea, a fim de compreender qual é o papel da escola na formação de sujeitos letrados, que sejam capazes de participar do mundo e de se expressar nas diversas situações a que são expostos no dia a dia. Partindo da teoria e indo para a prática, será apresentada uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS que oferece a língua alemã em seu currículo, além da análise do livro Magnet neu A1 (2007), usado nessa escola, com o propósito de entender quais temáticas e de que forma o ensino do alemão vem sendo abordado através do material didático, e, a partir disso, como a UD pode ser elaborada visando essa realidade local. O presente trabalho tem como fundamentação teórica os estudos de Bakhtin (2006; 2009) e segue os princípios de ensino-aprendizagem de língua adicional de Schlatter e Garcez (2012), que enfatizam a importância das aulas serem um “espaço de reflexão e informação sobre as realidades locais e imediatas dos educandos em tarefas de interlocução com o mundo que se faz nessa outra língua” (2012, p. 37). Além disso, a elaboração da UD deste trabalho apoia-se no modelo de UD do documento “Lições do Rio Grande”, que são os referenciais curriculares lançados pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, em 2009. ...
Zusammenfassung
Das Ziel der vorliegenden Arbeit ist es, eine Unterrichtseinheit (UE) der deutschen Sprache auf der Grundlage von mündlichen und schriftlichen Texte für eine Klasse von 8. Klasse der Grundschule unter Berücksichtigung der Realität einer öffentlichen Schule in Porto Alegre / RS zu entwickeln. Dazu werden im ersten Teil das Konzept der Alphabetisierung auf Basis von Studien von Soares (2009) und Kleidman (2008; 2014) sowie ihre Beziehung zur zeitgenössischen Schule definiert, um die Rolle der Sch ...
Das Ziel der vorliegenden Arbeit ist es, eine Unterrichtseinheit (UE) der deutschen Sprache auf der Grundlage von mündlichen und schriftlichen Texte für eine Klasse von 8. Klasse der Grundschule unter Berücksichtigung der Realität einer öffentlichen Schule in Porto Alegre / RS zu entwickeln. Dazu werden im ersten Teil das Konzept der Alphabetisierung auf Basis von Studien von Soares (2009) und Kleidman (2008; 2014) sowie ihre Beziehung zur zeitgenössischen Schule definiert, um die Rolle der Schule in der Bildung alphabetisierter Menschen zu verstehen. Von der Theorie zur Praxis, im zweiten Teil wird eine öffentliche Schule von Porto Alegre / RS, die die deutschen Sprache in ihrem Lehrplan bietet sowie ihres Lehrbuch Magnet neu A1 (2007) dargestellt. Das ziel ist die Unterrichtsroutine eines Schules, die ein Lehrbuch als Basis ihrer didaktischen Methode benutzt, zu verstehen. Als theoretische Grundlage werden die Annahmen bei Bakhtin (2006; 2009) und Schlatter e Garcez (2012), die den Prinzipien des Lehrens und Lernens einer weiteren Sprache beleuchten, benutzt. Darüber hinaus folgt die Entwicklung dieser UE dem Modelldokument “Lições do Rio Grande” [Lehren aus Rio Grande], der sich um Lehrpläne der Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul [Staat Rio Grande do Sul Bildungsministerium] (2009) handeln. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1179)
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