Que caderno eu trago? : o planejamento de um projeto interdisciplinar em estágio
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho é um relato de uma experiência de estágio interdisciplinar, na qual um projeto pedagógico foi desenvolvido em uma turma de terceiro ano de Ensino Médio em uma escola pública estadual da cidade de Canoas. O projeto se apoiou nas diretrizes estabelecidas pelo Referencial Curricular do Rio Grande do Sul para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna (RGS, 2009), notadamente no entendimento de que o currículo escolar d ...
Este trabalho é um relato de uma experiência de estágio interdisciplinar, na qual um projeto pedagógico foi desenvolvido em uma turma de terceiro ano de Ensino Médio em uma escola pública estadual da cidade de Canoas. O projeto se apoiou nas diretrizes estabelecidas pelo Referencial Curricular do Rio Grande do Sul para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna (RGS, 2009), notadamente no entendimento de que o currículo escolar deve articular o estudo de conhecimentos e o desenvolvimento de competências de maneira contextualizada e interdisciplinar. Sendo assim, parte-se da compreensão da Pedagogia de Projetos como uma perspectiva fecunda de operacionalização do currículo escolar (BARBOSA, 2004) e do entendimento da interdisciplinaridade como uma mudança de atitude frente ao conhecimento (FAZENDA, 2011). O projeto intitulado “Direitos humanos: e nós com isso?” foi construído a partir do tema de direitos humanos e da problemática da desigualdade social, teve como produto final projetado a produção de um documentário que fomentasse debates sobre o assunto, e foi posto em prática por dois professores estagiários, nas aulas de três componentes curriculares (Biologia, Inglês e Língua Portuguesa). O relato e a discussão do planejamento das aulas e do desenvolvimento do projeto permitem visualizar como se deu a operacionalização do currículo a partir do projeto e como as perspectivas da Pedagogia de Projetos e da interdisciplinaridade contribuíram para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências importantes para que as metas de aprendizagem e os objetivos de ensino fossem atingidos. ...
Abstract
This work is a report of an interdisciplinary internship experience, in which a pedagogical project was developed in a third year of a public secondary state school in the city of Canoas. The project was based on guidelines established by the curriculum standards for Portuguese and additional language arts in the state of Rio Grande do Sul, notably in the understanding that the school curriculum should articulate the study of knowledge and the development of competences in a contextualized and ...
This work is a report of an interdisciplinary internship experience, in which a pedagogical project was developed in a third year of a public secondary state school in the city of Canoas. The project was based on guidelines established by the curriculum standards for Portuguese and additional language arts in the state of Rio Grande do Sul, notably in the understanding that the school curriculum should articulate the study of knowledge and the development of competences in a contextualized and interdisciplinary way. The two main theoretical premises behind the project are that Project Based Learning (PBL) is a fruitful perspective for the operationalization of the school curriculum (BARBOSA, 2004) and that interdisciplinarity means a change of attitude towards knowledge (FAZENDA, 2011). The project titled “Human rights: what about us?” was built upon the theme of human rights and the problem of social inequality, aimed at the production of a documentary to foment debates on the subject, and was implemented by two intern teachers in Biology, English and Portuguese classes. The report and the discussion of the lesson plans and the development of the project allow us to visualize how the curriculum was put into practice through the project and in what ways the perspectives of PBL and interdisciplinarity contributed to the construction of knowledge and the development of competences that are important to the attainment of the learning goals and the teaching objectives. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1206)
Este item está licenciado na Creative Commons License