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dc.contributor.advisorAlgeri, Simonept_BR
dc.contributor.authorBartz, Tassiane Marquespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-25T11:11:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178782pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O uso da palmada contra a criança tem-se mostrado como prática frequente e aprovada socialmente. A Lei da Não Palmada (13.010/14) foi aprovada em 27 de junho de 2014 e levantou questionamentos sobre a atuação do enfermeiro frente a tais casos. Os profissionais de saúde não trabalhavam na prevenção, detecção e também não atuavam nas situações de violência como sendo problema de saúde. A importância da intervenção do enfermeiro não se restringe somente à identificação da violência, mas também se volta para a identificação das famílias com maior risco para desenvolver o fenômeno. Objetivo: O estudo objetiva conhecer o significado do uso da palmada na relação pais e filhos sob a ótica dos acadêmicos de enfermagem de uma Universidade Pública. Método: O estudo é de natureza qualitativa do tipo exploratório descritivo, e foi desenvolvido em uma Universidade Pública no decorrer do semestre 2017/1. A amostra do estudo foi composta pelos primeiros 20 acadêmicos de enfermagem matriculados em uma disciplina de Cuidado em Enfermagem à Criança e Adolescente, escolhidos de forma intencional. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, realizadas pela autora em dois momentos no decorrer da disciplina: a primeira no início do semestre e a segunda ao final das atividades do semestre. A análise das informações ocorreu de acordo com a temática de Minayo, a qual consiste em três passos: ordenação dos dados, que é composto da transcrição das gravações, releitura e organização; classificação dos dados, onde foi realizada a leitura das entrevistas identificando a relevância, as ideias centrais bem como pontos convergentes e divergentes; análise final, articulação dos dados com o referencial teórico e o objetivo do trabalho O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e seguiu as recomendações das Normas de Pesquisa em Saúde. Resultados: Dos entrevistados, 92.8% eram do sexo feminino e 92.8% não possuíam filhos. A idade dos alunos variou entre 20 e 35 anos. Em uma análise do significado da palmada na relação pais e filhos, ela foi identificada por todos alunos entrevistados como um tipo de violência praticada; 42,8% dos alunos nunca receberam a palmada como punição física, tais relatos corroboram com o fato de 100% dos alunos identificarem a palmada como violência. Alguns depoimentos justificam o uso desse método como utilizado de forma educativa. Evidenciou-se também que a academia não forma profissionais preparados para manejar cuidados a crianças vítimas de violência, pois foram relatados por grande parte dos acadêmicos a falta de subsídios e o desconhecimento de recursos. É visto, a partir das vivências, que o cuidar de uma criança vítima de violência causava receio nos alunos, pois os alunos sentiam-se parcialmente preparados para atuar como futuros enfermeiros Porém, alguns relatos evidenciam que alguns alunos acreditavam saber atuar somente com subsídios teóricos passados em aula. Conclusão: Foi constatado no estudo o significado da palmada na relação pais e filhos como uma violência praticada contra crianças e adolescentes. Vê-se também que a disciplina de Cuidado em Enfermagem à Criança e Adolescente de uma Universidade Pública traz o tema violência em aula estipulada, porém, apesar de presente no cronograma, o tema palmada é passado de forma sucinta. Foi constatado também que os acadêmicos de enfermagem conheciam as consequências do uso da palmada na vida das crianças, mas essas consequências foram apresentadas de forma generalista como consequências de uma violência em geral. Portanto, é necessária melhor capacitação dos acadêmicos sobre os recursos e subsídios utilizados pelos enfermeiros para uma devida atuação nos casos de violência e do uso da palmada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectRelações pais-filhopt_BR
dc.subjectPunição : Criançapt_BR
dc.subjectViolência domésticapt_BR
dc.titleA palmada na relação pais e filhos sob a ótica de acadêmicos de enfermagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063373pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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