Fazeres poéticos : criação e experiência
dc.contributor.advisor | Bittencourt, Rita Lenira de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.author | Weber, Maria Teresa Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-25T11:11:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/178746 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa propostas de exercícios de escrita poética retirados de dois manuais: Os Writing Experiments da poeta estadunidense Bernadette Mayer e o Almanaque Rebolado, da Oficina Experimental de Poesia, grupo sediado na cidade do Rio de Janeiro. Ambos os manuais são lidos sob a perspectiva da experiência que a realização da proposta pode desencadear naquele que a escreva. Assim, esta monografia se divide em três partes principais: uma breve reflexão acerca do conceito de experiência e poesia e como estes se relacionam com o fazer da escrita poética; a análise dos Experimentos de Bernadette Mayer; e a análise do Almanaque Rebolado. A conclusão do texto também introduz brevemente uma discussão sobre a aplicação pedagógica das propostas. O objetivo é uma maior compreensão dos motivadores da escrita poética a partir do uso de manuais, procurando facilitar o futuro uso deste tipo de recurso por professores e interessados na escrita de poesia em geral. | pt_BR |
dc.description.abstract | This works aims at analyzing writing exercises from two manuals: Writing Experiments from Bernadette Mayer, and Almanaque Rebolado from Oficina Experimental de Poesia. Both manuals are read from the perspective of the experience contained in performing the suggested writing. This way, this monography is divided in three main parts: a brief reflection concerning the concepts of experience and poetry and how they relate to the act of poetic writing; the analysis of the Writing Experiments from Bernadette Mayer; and the analysis of Almanaque Rebolado. The conclusion of the text also briefly introduces a discussion on the pedagogical application of the proposals. The objective is a bigger comprehension of what motivates the poetic writing through the use of manuals, intending to facilitate future use of this kind of resource by teachers and people interested in writing poetry in general. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Poetry | en |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Poetic writing | en |
dc.subject | Experience | en |
dc.subject | Escrita literária | pt_BR |
dc.subject | Bernadette Mayer | en |
dc.subject | Almanaque Rebolado | en |
dc.title | Fazeres poéticos : criação e experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001065497 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License