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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorTavares, Roberta Dimerpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-22T02:26:05Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178644pt_BR
dc.description.abstractStartups são empresas jovens e que buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível, (Osterwalder, 2010). As primeiras startups começaram a surgir no Brasil por volta dos anos 2000, e, mesmo que em constante desenvolvimento, o fato é que o ecossistema brasileiro de startups torna-se pequeno e pouco estruturado quando comparado a polos de inovação e criação ao redor do mundo. Dentre os setores mais explorados pelas startups brasileiras, o de tecnologia é o de maior destaque. Uma recente pesquisa realizada no Brasil, sobre os principais desafios dos empreendedores, apontou que a Gestão de Pessoas é o maior desafio destes líderes. A partir deste cenário, esse estudo buscou analisar a situação da Gestão de Pessoas nas startups digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com o intuito de também identificar e descrever as atuais atividades de Gestão de Pessoas, apontar as principais dificuldades e elaborar sugestões de melhoria sobre às práticas atuais. Em relação ao panorama geral, é importante citar que, durante a realização desta pesquisa, algumas empresas encerraram suas atividades, confirmando a falta de estrutura existente nesse ecossistema em relação a polos mais desenvolvidos. Além disso, as empresas mapeadas podem ser consideradas novas, pois abriram, em média, há 3 anos e a média de idade dos empreendedores é de até 35 anos. Dentre todas as empresas pesquisadas, poucas delas possuem pessoas dedicadas exclusivamente à área de Gestão de Pessoas, e a situação acaba mudando quando aumenta consideravelmente o número de funcionários, principalmente a partir de um número x de pessoas que foi mais citado pelos respondentes Além disso, respondentes afirmaram que nas fases iniciais de uma startup é difícil priorizar a Gestão de Pessoas, e o foco acaba sendo na atividade-fim da empresa. De todas as startups que responderam à pesquisa observa-se, de maneira geral, que a Gestão de Pessoas está em estágio inicial nestas empresas, isso porque a maioria delas possui poucos funcionários e poucos processos, consequentemente. Dos principais processos encontrados nestas startups, ganham destaque o Recrutamento & Seleção e o Treinamento & Desenvolvimento, que ocorrem principalmente sob demanda. Dentre as principais dificuldades, a primeira é relacionada ao grande grau de incerteza no ambiente em que estão inseridas, bem como a falta de recursos financeiros para realizar as atividades, incluindo contratar alguém em específico para a área de Gestão de Pessoas. Além destes, outros obstáculos encontrados foram: falhas no processo de contratação, falta avaliação de desempenho e de feedback. Foram citados outros problemas, mas o mais preocupante deles é a pouca experiência daquele que acaba tendo que desempenhar o papel de gestor de pessoas, o que pode desencadear um desalinhamento de visão e um entendimento distorcido do que é necessário para orientar as ações presentes e futuras. Por serem consideradas novas, muitas das startups mapeadas ainda não sofreram grandes impactos em consequência disso, mas com base nas conclusões e considerações deste estudo é possível que os líderes dessas empresas entendam melhor as contribuições da área de Gestão de Pessoas e utilizem as experiências compartilhadas aqui para inspirarem-se e promover boas mudanças nas suas empresas.pt_BR
dc.description.abstractStartups are young companies that seek innovation in any area or branch of activity, seeking to develop a scalable and repeatable business model (Osterwalder, 2010). The first startups began to emerge in Brazil around the 2000s, and, even if in constant development, the fact is that the Brazilian startups ecosystem becomes small and unstructured when compared to innovation and creation poles around the world. Among the sectors most exploited by Brazilian startups, technology is the most prominent. A recent survey carried out in Brazil, about the main challenges of entrepreneurs, pointed out that People Management is the greatest challenge of these leaders. From this scenario, this study sought to analyze the situation of People Management in the digital startups of the Metropolitan Region of Porto Alegre, with the intention of also identifying and describing the current activities of People Management, pointing out the main difficulties and elaborating suggestions for improvement in relation to current practices. Regarding the general panorama, it is important to mention that, during this research, some companies closed their activities, confirming the lack of structure in this ecosystem in relation to more developed poles. In addition, the mapped companies can be considered new since they opened on average 3 years ago and the average age of entrepreneurs is up to 35 years Of all the companies surveyed, few of them have people dedicated exclusively to the People Management area, and the situation ends up changing when the number of employees increases considerably, mainly from the number of people that were most cited by the respondents. In addition, many respondents stated that in the initial stages of a startup it is difficult to prioritize People Management, and the focus ends up being given in the main activity of the company. Of all the startups who answered the survey, it is generally observed that People Management is still in an early stage in these companies, because most of them still have few employees and few processes, consequently. Of the main processes found in these startups, stand out Recruitment & Selection and Training & Development, which occur mainly on demand. Among the main difficulties, the first is related to the high degree of uncertainty in the environment in which they are inserted, as well as the lack of financial resources to carry out the activities, including hiring someone specifically for the area of People Management. In addition to these, other obstacles founded were: failures in the hiring process, lack of performance evaluation and feedback. Other problems were cited, but the most worrying of them is the lack of experience of the person who has to play the role of people manager, which can trigger a misalignment of vision and a distorted understanding of what is needed to guide the actions present and future. Because they are considered to be new, many of the mapped startups haven’t yet suffered major impacts as a result, but based on the conclusions and considerations of this study, it is possible that the leaders of these companies better understand the contributions of the People Management area and use the experiences shared here to inspire and promote good changes in their companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital startupsen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectManagementen
dc.titleO panorama da Gestão de Pessoas nas Startups Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064796pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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