Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorQuintian, Kandice Van Grólpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-22T02:25:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178626pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de compreender a relação entre o consumo midiático e as práticas de produção de canais de youtubers mirins de Porto Alegre (“Como assim???”, “Tudo é para ser assim”, “Fora de Controle” e “Amorim”). O embasamento teórico contempla a criança e sua relação com as mídias eletrônicas e digitais, incluindo as práticas de consumo e de produção no YouTube (através de autores como Buckingham, Corsaro e Livingstone). No âmbito empírico, a metodologia utilizada é qualitativa e adota entrevistas sucessivas com youtubers (meninos e meninas produtoras de um canal, com idades entre 10 e 12 anos, renda associada à classe AB, escolaridade ensino fundamental e residência em Porto Alegre) e seus responsáveis. Como resultados, apresentamos o contexto das crianças nos âmbitos familiar, escolar e social; a sua relação com as TICs (a posse, o uso, o sentimento de participação, o acesso e a relação com a informação); suas práticas de consumo e de produção no YouTube; as relações entre os conteúdos acessados e formalizados nestas práticas; assim como a visão de seus responsáveis sobre o acesso das crianças à informação, os riscos da internet e as suas opiniões sobre a atividade de seus filhos como youtubers.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand the relationship between media consumption and the channel production practiced by young youtubers from Porto Alegre (“Como assim???”, “Tudo é para ser assim”, “Fora de Controle” and “Amorim”). Theoretical background contemplates the child and his or her relationship with electronic and digital media, including the consumption and production practices on YouTube (through authors such as Buckingham, Corsaro and Livingstone). In the empirical scope, the methodology used is qualitative and adopts successive interviews with youtubers (boys and girls who produce a channel, aged between 10 and 12, with income associated with AB class, elementary education and residence in Porto Alegre) and their parents. As results, we present the children's context in their family, school and social settings; their relationship with ICTs (ownership, use, feeling of participation, access and relationship with information); their YouTube consumption and production practices; the relations between the contents that are accessed and formalized during these practices; as well as the view of those responsible for the children about their access to information, the internet risks and their opinion about the activity of their children as youtubers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouTubeen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMedia consumptionen
dc.subjectAudiovisual productionen
dc.titleYoutubers mirins : crianças, práticas de consumo midiático e produção audiovisual no contexto digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064816pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem