Estratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegre
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2017Author
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Abstract in Portuguese
A presente monografia se baseia na pesquisa a respeito das estratégias de comunicação de marcas artesanais. Para tanto, foi realizado um estudo empírico sobre essas marcas, onde o objetivo geral foi compreender como se configuram as formas de comunicação e relacionamento das marcas autorais com apelo artesanal na região de Porto Alegre, de modo que fosse possível identificar as motivações em abrir uma marca autoral artesanal; verificar se esse movimento de marcas autorais artesanais está relaci ...
A presente monografia se baseia na pesquisa a respeito das estratégias de comunicação de marcas artesanais. Para tanto, foi realizado um estudo empírico sobre essas marcas, onde o objetivo geral foi compreender como se configuram as formas de comunicação e relacionamento das marcas autorais com apelo artesanal na região de Porto Alegre, de modo que fosse possível identificar as motivações em abrir uma marca autoral artesanal; verificar se esse movimento de marcas autorais artesanais está relacionado com algum(s) dos movimentos: Slow Moviment, Lowsumerism, Do It Yourself e/ou Makers; e enfim investigar quais são as formas de comunicação e de relacionamento exercidas por essas marcas com os públicos de interesse, sendo esses os objetivos específicos traçados no trabalho. Dessa forma foram trabalhados os conceitos de Consumo (CANCLINI, 1995, p. 54), Comunidade (BAUMAN, 2003) (REQUERO, 2010), Geração Internet (TAPSCOTT, 2010), Públicos (FRANÇA, 2011), Estratégias de Comunicação (GRUNIG, 2011), Relacionamentos (GRUNIG, 2011) e Eventos (ANDRADE, 2001) (FORTES, 2011). Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados no método qualitativo, a partir das técnicas de observação participante (PERUZZO, 2015) e entrevista em profundidade (DUARTE, 2015). Cinco marcas autorais com apelo artesanal foram investigadas a partir da entrevista com seus informantes, chegando-se à conclusão de que há um espírito comunitário na execução das estratégias comunicacionais desempenhadas por essas marcas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
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