Criação e engajamento de comunidades em projetos colaborativos : um estudo de caso sobre o Vila Flores
Fecha
2017Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este estudo tem como tema a criação e o engajamento de comunidades em projetos colaborativos. O objetivo geral é analisar e compreender as motivações e as estratégias de relacionamento utilizadas no engajamento e na construção do sentimento de pertencimento e formação de comunidade dos atores envolvidos em Projetos Colaborativos. A pesquisa é de abordagem exploratória, quantitativa-qualitativa, e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Contemplou, para coleta de dados, as ...
Este estudo tem como tema a criação e o engajamento de comunidades em projetos colaborativos. O objetivo geral é analisar e compreender as motivações e as estratégias de relacionamento utilizadas no engajamento e na construção do sentimento de pertencimento e formação de comunidade dos atores envolvidos em Projetos Colaborativos. A pesquisa é de abordagem exploratória, quantitativa-qualitativa, e tem como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Contemplou, para coleta de dados, as técnicas de análise documental, entrevista e aplicação de questionários. Para a análise foi utilizada a análise interpretativa. Através da pesquisa bibliográfica são apresentados os conceitos de vínculos sociais, redes de interação e relacionamento, sentimento de pertença, os processos de interação e a comunicação sob uma perspectiva humana e social, para compreender a comunicação em projetos colaborativos. O estudo de caso teve como objeto o projeto colaborativo Vila Flores. Constatou-se, por fim, que as estratégias utilizadas para o engajamento dos atores são a construção de momentos de interação como eventos, celebrações e reuniões mensais e as motivações estão relacionadas à conexão com outras iniciativas e outros atores que tenham valores semelhantes, buscando a formação de uma comunidade. Ademais, foi possível compreender que a comunicação é peça fundamental para os processos colaborativos e no sentimento de pertença, garantindo assim a manutenção de uma gestão colaborativa. ...
Abstract
This study has as the main theme the creation and the engagement of communities in collaborative projects. The main objective is to analyze and understand the relationship motivations and strategies used in the engagement and in the construction of the belongingness sentiment and also the formation of community with the actors involved in collaborative projects. The research uses an exploratory approach, quantitative-qualitative, and has, as methodology, bibliographic research and a case study. ...
This study has as the main theme the creation and the engagement of communities in collaborative projects. The main objective is to analyze and understand the relationship motivations and strategies used in the engagement and in the construction of the belongingness sentiment and also the formation of community with the actors involved in collaborative projects. The research uses an exploratory approach, quantitative-qualitative, and has, as methodology, bibliographic research and a case study. It also comprehended, for the data collection, documental analysis techniques, interviews and questionnaires. For the analysis, it was used the interpretative analysis. Through bibliographic research, it was presented the concepts of social bonds, interaction and relationship networks and the communication under human and social perspectives. The case study had, as the main object, the collaborative project Vila Flores. In the end, it was determined that the strategies used for the engagement of the actors are the building of interaction moments, such as events, celebrations and monthly meetings, and the motivation is related to the connection to other programs and other actors that have similar values, aiming the formation of a community. Moreover, it was possible to understand that the communication is the fundamental piece to the collaborative processes and to the belongingness sentiment, insuring the maintenance of a collaborative management. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37014)Tesinas Comunicación Social (1829)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License