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dc.contributor.advisorCarvalho, Helenicept_BR
dc.contributor.authorCampos, Vinícius Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:27:13Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178496pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como tema o papel da comunicação no football praticado no Rio Grande do Sul. Como objetivo geral, tem-se compreender as ações de comunicação que repercutiram no crescimento do Futebol Americano no Rio Grande do Sul, culminado no evento Gigante Bowl no ano de 2016. A pesquisa possui abordagem descritiva, utilizando como método o estudo de caso. Por meio de pesquisa bibliográfica, abordaram-se o conceito de marketing esportivo, com seu histórico e adaptações ao mercado e o conceito de marca esportiva, apresentando a importância da transformação das organizações esportivas em marcas. Após a retomada histórica do surgimento do football no mundo e sua chegada ao Brasil, sua contextualização de mercado e repercussão mundial construiu-se a base para a formulação do estudo de caso, cujo objeto é o evento Gigante Bowl. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental, de análise de registro em arquivos e observação direta. É evidenciada a importância da comunicação na modalidade em questão, visto que foi elo central para criação do Gigante Bowl. Por fim, é identificada a necessidade de ações de comunicação que extrapolem o marketing esportivo convencional e visem a aproximação com torcedores objetivando sua fidelização. Defende-se, assim, a comunicação dos times de football como uma área de extrema importância para gestores e uma possibilidade de atuação para o profissional de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThe study has as theme the role of communication in the football played in Rio Grande do Sul. As the general goal, it has to comprehend the communication actions that reverberated on the growing of American Football in Rio Grande do Sul, culminating on the event Gigante Bowl in 2016. The research has a descritive approach, utilizing as method the case study. By means of a bibliographic research, the concept of sportive marketing were approached, with it is historic and market and the sportive brand concept adaptations, presenting the importance of the transformation of sportive organizations into brands. After the historical recapture of the emergence of football in the world and it is arrival in Brazil, it is market contextualization and global repercussion the base for the formulation of the case study was built, whose goal is the event Gigante Bowl. The research was carried out from the documentary analysis, the analysis of recorded files and direct observation. It is evidential the importance of communication in the modality in question, since it was the central link for the creation of Gigante Bowl. Ultimately, it is identified the necessity of communication actions that extrapolate the conventional sportive marketing and aim the rapprochement with supporters aiming their loyalty. Thereby, it is defended that the football teams communication as a field of extreme importance for managers and a possibility of operation for the communication professional.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFootballen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectGigante Bowlen
dc.subjectSports Marketingen
dc.titleO football no Rio Grande do Sul : um estudo sobre o Gigante Bowl em 2016pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062957pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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