Show simple item record

dc.contributor.advisorPieniz, Mônica Bertholdopt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Júlia Chagaspt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:26:57Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178483pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como temática a representação de personagens mulheres em séries da produtora norte-americana Shonda Rhimes. O objetivo geral é interpretar a percepção do público em relação às representações midiáticas de personagens femininas nas séries Grey’s Anatomy, How to get away with murder e Scandal. Para tanto, foi preciso identificar quais as personagens mais relevantes em cada uma das séries, investigar as características nomeadas pelo público como mais marcantes para cada personagem e as justificativas para isso, analisar como a ficção faz a audiência se sentir representada nas séries estudadas e avaliar a percepção do público sobre a influência do perfil da produção na construção da representação midiática. O estudo reflete sobre identidade de gênero, racial e profissional; midiatização e representação midiática; recepção e fãs. O procedimento metodológico foi inspirado na triangulação de técnicas: questionários online, entrevistas em profundidade e análise de conteúdo. Constatou-se que as personagens femininas roteirizadas e produzidas por Shonda Rhimes são percebidas pela audiência como mulheres poderosas e batalhadoras, como profissionais determinadas, inteligentes, e competentes, e como personagens resilientes que superam muitos obstáculos.pt
dc.description.abstractThe present monography has for theme the representation of female characters in Shonda Rhimes’ produced series. The main purpose is to interpret the public's perception regarding the mediatic representations of female characters in Grey's Anatomy, How to get away with murder and Scandal. To do so, it was necessary to identify which were the most relevant characters in each of the series, to investigate the characteristics named by the audience as the most outstanding for each character and how that was justified, to analyze how fiction makes the public feel represented in those series, and to evaluate the public perception about the influence of the production profile on the construction of media representation. The study reflects on gender, racial and professional identity; mediatization and media representation; reception and fans. The methodological procedure was inspired by the triangulation of the techniques: online questionnaires, in-depth interviews and content analysis. It has been then verified that female characters scripted and produced by Shonda Rhimes are perceived by the audience as powerful and hardworking women, as determined, intelligent, competent professionals, and as resilient characters who overcome many obstacles.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepresentação do femininopt_BR
dc.subjectMedia representationen
dc.subjectPrograma de televisãopt_BR
dc.subjectShonda Rhimesen
dc.subjectFemale charactersen
dc.subjectFansen
dc.subjectIdentityen
dc.titleO poder das mulheres na representação midiática : percepções da audiência sobre personagens das séries de Shonda Rhimespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062904pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record