Não : diário de composição de uma videodança
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho trata de descrever os procedimentos de criação da videodança intitulada NÃO. Seus objetivos específicos desdobram-se em: analisar as etapas de produção dessa videodança (pré-produção, produção e pós-produção), compreender as coreografias em tais etapas e refletir sobre os corpos que videodançam. Esta é uma pesquisa em prática artística que, por intermédio deste diário de composição, tem suas estratégias, percursos e demais ações evidenciadas, bem como problematizadas. Nesta ...
O presente trabalho trata de descrever os procedimentos de criação da videodança intitulada NÃO. Seus objetivos específicos desdobram-se em: analisar as etapas de produção dessa videodança (pré-produção, produção e pós-produção), compreender as coreografias em tais etapas e refletir sobre os corpos que videodançam. Esta é uma pesquisa em prática artística que, por intermédio deste diário de composição, tem suas estratégias, percursos e demais ações evidenciadas, bem como problematizadas. Nesta investigação, a metodologia desenvolve-se mediante a aproximação de algumas abordagens, como a Autoetnografia, Investigação Baseada nas Artes (IBA) e A/R/Tografia. A ideia central da videodança NÃO fundamenta-se em encontros dançantes permeados por “nãos”, mas que podem sofrer intervenções de “sins” como possíveis desvios de rota. O método adotado para as práticas visa trabalhar a câmera sob duas perspectivas: uma como dispositivo eletrônico apenas e a outra como corpo dançante/dispositivo, a fim de tornar a relação dos artistas e o aparelho mais substancial, e de estimular composições coreográficas. Emprega-se também procedimentos como tarefas, improvisações e coreografias semiestruturadas. ...
Abstract
The present work consists in describing the creative procedures of the screendance entitled NÃO. Its specific objectives unfold in analyzing the production stages of the aforementioned screendance (pre-production, production and post-production), comprehending the choreographies in these stages and reflecting on the screendance bodies. This is an artistic practice research that has its strategies, routes and other actions highlighted as well as problematized by means of this composition diary. ...
The present work consists in describing the creative procedures of the screendance entitled NÃO. Its specific objectives unfold in analyzing the production stages of the aforementioned screendance (pre-production, production and post-production), comprehending the choreographies in these stages and reflecting on the screendance bodies. This is an artistic practice research that has its strategies, routes and other actions highlighted as well as problematized by means of this composition diary. In this investigation, the methodology is developed through the approximation of some approaches, for instance, Autoethnography, Investigation Based on the Arts (IBA) and A/R/Tography. The central idea of the NÃO screendance is about dancing encounters permeated by “noes” but which can undergo interventions of “yeses” as possible detours. The method adopted for the practices aims at working the camera under two perspectives: one as an electronic device only and the other one as a dancing body/device, in order to make the relation between the artists and the equipment more substantial, and to stimulate choreographic compositions. Procedures such as tasks, improvisations and semi-structured choreographies are also used. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License