A operacionalização do design thinking : proposição de uma abordagem apoiada nas competências para inovar
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jose Luis Duarte | pt_BR |
dc.contributor.author | Kloeckner, Ana Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-17T02:26:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/178369 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em resposta à pressão competitiva, as mudanças rápidas das necessidades do consumidor, a inovação é vista como relevante para as empresas buscarem novos caminhos, entrar em novas categorias ou canais de distribuição, assim como produzir novos produtos e serviços. Dessa forma, a inovação passa a ser o principal recurso de vantagem competitiva para muitas organizações diante de um cenário de mudanças rápidas e incertezas. O Design Thinking pode contribuir para o desenvolvimento de inovações, devido à natureza do seu processo, voltado a atender às necessidades das pessoas para alcançar o sucesso da inovação. Porém, para inovar, as pessoas envolvidas no processo devem ter as competências necessárias. Nesse sentido, identificar as competências necessárias para a inovação sob a ótica do Design Thinking ajuda também na minimização dos obstáculos para a obtenção do sucesso de uma inovação. Dessa forma, o presente estudo buscou verificar a sustentação teórica do Design Thinking, desenvolvendo uma abordagem para operacionalização do Design Thinking, por meio de um jogo. Além disso, foi desenvolvido e aplicado um instrumento para avaliação das competências necessárias para inovar apoiado nas bases teóricas do Design Thinking, com grupos de estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Design A partir dos objetivos estabelecidos nesse estudo, foi possível verificar que a estruturação de um jogo com a base teórica e operacional do Design Thinking ajuda a acelerar o processo de aprendizado, bem como para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos. Além disso, identificou-se que o instrumento para avaliação de competências apontou que há diferenças entre grupos de estudantes, mas que nenhum deles apresentou o perfil desejado. Este instrumento pode ajudar no desenvolvimento dessas competências nesses alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design thinking | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.title | A operacionalização do design thinking : proposição de uma abordagem apoiada nas competências para inovar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001064836 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Engenharias (7412)Engenharia de Produção (1233)