Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Carlos Alfredo Gadeapt_BR
dc.contributor.authorMendes, Fernanda Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T02:26:01Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178330pt_BR
dc.description.abstractPara compreender a inserção de jovens grafiteiros no mercado de trabalho e o processo de construção de suas identidades estéticas e profissionais, investigaram-se os desdobramentos e os novos contornos que eles estão criando para suas inserções no mercado trabalho e divulgação de sua arte. O graffiti passa a ter novas configurações e novos sentidos no âmbito do trabalho, denominado aqui de pós-graffiti. Inicialmente, apresenta-se o contexto histórico do graffiti, suas questões em relação à política e estética, bem como discussões e interpretações em torno do graffiti. Em seguida, analisam-se as questões envolvendo o mundo do trabalho e como este impacta na cultura do graffiti e no perfil dos grafiteiros. Depois, contextualiza-se o pós-graffiti, um produto híbrido, de novas formações sociais e de novas identificações midiatizadas, constituindo-se como um caminho profissional aos grafiteiros. Quais estratégias são utilizadas para inserção e manutenção dos grafiteiros no mercado de trabalho no âmbito do pós-graffiti? Como se dá o processo de construções estéticas e identitárias dos grafiteiros pesquisados? Estas questões são objeto de discussão para que se viabilize a compreensão do processo de transição das identidades estéticas e profissionais de jovens grafiteiros em relação ao mercado de trabalho no âmbito da economia criativa.pt_BR
dc.description.abstractTo understand the insertion of young graffiti artists in the labor market and the process of construction of their aesthetic and professional identities, were investigated the unfolding and new contours that they are creating for their insertions in the labor market and for the dissemination of their artwork. Graffiti gains new configurations and new meanings in the work context, called here post-graffiti. Initially, is presented the historical context of the graffiti, as well as its issues in relation to politics and aesthetics and the discussions and interpretations around graffiti. Next, are analyzed the issues involving the world of work and how it influences the culture of graffiti and the profile of graffiti artists. Then, post-graffiti is contextualized, being a hybrid product, originated from new social formations and from the dissemination of new identifications, thus being a professional path for graffiti artists. What strategies are used for the insertion and the maintenance of graffiti artists in the post-graffiti labor market? How does the process of constructing the aesthetics and identities of the graffiti artists surveyed take place? These issues are the subject of discussion in order to facilitate the understanding of the process of transition from the aesthetic and professional identities of young graffiti artists in relation to the labor market in the framework of the creative economy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectGraffitien
dc.subjectPost-graffitien
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectCreative economyen
dc.subjectGrafiteiros : Artept_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectIdentitiesen
dc.titleEntre o graffiti e o pós-graffiti : a construção das identidades estéticas e profissionais de grafiteiros no âmbito da arte urbana em Porto Alegrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001066113pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade do Vale do Rio dos Sinospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.localSão Leopoldo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples