Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Diego Souzapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T02:25:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178319pt_BR
dc.description.abstractA digitalização e a evolução tecnológica experimentadas em anos recentes têm promovido mudanças na forma como as organizações se estabelecem e desenvolvem seus modelos de negócios. São exigidos intervalos de respostas cada vez mais curtos, bem como flexibilidade e dinamismo. Algumas práticas têm emergido para auxiliar empreendedores atuantes neste novo cenário, em especial aos líderes de startups e projetos de base inovadora. O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo de investigar de que forma o lean startup pode auxiliar novos empreendimentos baseados em inovação a validar seus modelos de negócio, quais os fatores críticos de sucesso para a sua implementação e qual o grau de adoção de suas práticas por startups tecnológicas na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Para isto, o estudo foi dividido em três principais etapas. A primeira etapa consistiu em uma revisão sistemática da literatura a respeito da temática, com a identificação de estudos acerca do lean startup, customer development e gestão ágil. Foram identificados principais efeitos da implementação sobre as organizações e fatores críticos de sucesso para a execução A segunda e terceira etapas compreenderam estudos de caso múltiplos, com a identificação de práticas utilizadas por startups tecnológicas para a validação de elementos de modelos de negócio, e a coleta de percepções de líderes de startups de engenharia quanto ao lean startup e os principais obstáculos e facilitadores para a sua implementação. Entre os principais resultados, destacam-se os benefícios das práticas ágeis sobre a flexibilidade das organizações, bem como a redução de custos, se comparados à gestão baseada em planos de negócios. Deve-se ressaltar que os estudos de caso possuem limitações quanto à generalização, visto que podem não representar outras realidade. De toda a forma, o presente trabalho contribui para o preenchimento de parte de uma lacuna existente na literatura quanto à temática.pt_BR
dc.description.abstractDigitization and technological evolution experienced in recent years has led to changes in the way organizations establish and develop their business models. Market demands quick responses as well as flexibility and dynamism. Some practices have emerged to assist entrepreneurs in this new scenario, especially leaders behind startups and innovation-based projects. This work presents results of a research that aimed at investigating how lean startup can support the validation of business models in innovation-based ventures, what are the critical success factors for its implementation, and whether the startups in the metropolitan region of Porto Alegre (RS) are actually adopting the methodology. To achieve this objective, the study was divided into three main stages. The first stage consisted of a systematic literature review on the subject, with the identification of studies about lean startup, customer development and agile management. As main findings, we identified lean startup effects on organizations and critical success factors for its implementation. The second and third steps included multiple case studies, identifying the practices used by technological startups to validate business models elements, and the perceptions of leaders behind engineering startups regarding to lean startup, as well as main obstacles and facilitators for its implementation. Some results regard the benefits of agile practices on the flexibility of organizations, as well as the reduction of costs, when compared to plan-based management approaches. Case studies have limitations on generalization, since they may not represent other realities. In any case, the present work contributes to fill part of a literature gap on the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLean startupen
dc.subjectLean startuppt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCustomer developmenten
dc.subjectAgile managementen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectBusiness modelen
dc.titleAnálise da adoção de práticas de Lean Startup por startups tecnológicas da região metropolitana de Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples