Convenções e mercados da pecuária familiar no sul do Rio Grande do Sul, Brasil
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Data
2017Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Os mercados da pecuária familiar podem ser entendidos como convenções, visto que essas explicam a coordenação das ações dos diferentes atores, uma vez que contemplam a diversidade de dinâmicas que podem existir nos diferentes mercados. Pode-se dizer que, se não ativamente planejadas e constituídas pelos próprios atores, as relações de mercados são ao menos mediadas por eles, pois enquanto alguns afastam seus processos de produção e trabalho do mercado, outros neles se engajam. Por essa razão, n ...
Os mercados da pecuária familiar podem ser entendidos como convenções, visto que essas explicam a coordenação das ações dos diferentes atores, uma vez que contemplam a diversidade de dinâmicas que podem existir nos diferentes mercados. Pode-se dizer que, se não ativamente planejadas e constituídas pelos próprios atores, as relações de mercados são ao menos mediadas por eles, pois enquanto alguns afastam seus processos de produção e trabalho do mercado, outros neles se engajam. Por essa razão, não basta compreender por que determinados atores tomam dadas decisões, é preciso compreender por que o fazem e quais as consequências dessas decisões. Diante disso, o objetivo desta tese é compreender como são constituídos os mercados da pecuária familiar, mediante uma análise das características que orientam as interações entre os atores sociais dos distintos canais de comercialização e da identificação e caracterização dos diferentes tipos de mercados e das razões de sua estruturação. Tendo como objeto de estudo a pecuária familiar, foram realizadas entrevistas com 39 pecuaristas familiares nos municípios de Bagé, Dom Pedrito e Pinheiro Machado, no período compreendido entre outubro de 2015 e março de 2016. A construção das representações mentais dos atores sociais se dá pelas interações e representações sobre a realidade, aliadas às suas relações coletivas e suas experiências ao longo do tempo. Pode-se concluir que está em curso um processo de padronização racial dos bovinos para atender à demanda do mercado da carne, por outro lado a ovinocultura permanece como atividade secundária, com pouco ou nenhum interesse na comercialização dos animais. De modo geral, convenções de confiança, fidelidade e colaboração apresentam-se como relevantes para a determinação dos canais de comercialização, de modo que a melhor venda é aquela realizada na propriedade rural com o pagamento no ato da venda. Em essência, as convenções que orientam as formas de comercialização são constituídas de diferentes maneiras, sobretudo como fruto da valoração diferenciada que os atores lançam sobre os processos de constituição dos mercados. Os principais canais de comercialização para o terneiro/novilho são o corretor 43,6% e o terminador 41%, o reprodutor comumente é adquirido por meio da troca com outro pecuarista familiar. Os tipos de mercados que sustentaram a análise merecem ajustes à realidade da pecuária familiar, em que é possível haver cruzamentos entre os tipos identificados, visto que não se constituem de relações lineares. A análise mostrou que o pecuarista familiar faz acessa mais de uma canal de comercialização para uma mesma categoria animal, em que os elementos de regulação são reproduzidos nesses diferentes mercados. ...
Abstract
The markets of family livestock can be understood as conventions, since they explain the coordination of the actions of the different actors, since they contemplate the diversity of dynamics that can exist in the different markets. It can be said that, if not actively planned and constituted by the actors themselves, market relations are at least mediated by them, for while some distract their production processes and market work, others engage in them. For this reason, it is not enough to unde ...
The markets of family livestock can be understood as conventions, since they explain the coordination of the actions of the different actors, since they contemplate the diversity of dynamics that can exist in the different markets. It can be said that, if not actively planned and constituted by the actors themselves, market relations are at least mediated by them, for while some distract their production processes and market work, others engage in them. For this reason, it is not enough to understand why certain actors make decisions, it is necessary to understand why they do so and the consequences of those decisions. The objective of this thesis is to understand how the markets of family farming are constituted by analyzing the characteristics that guide the interactions between the social actors of the different marketing channels and the identification and characterization of the different types of markets and the reasons for structure. Aiming at the study of family livestock, interviews were conducted with 39 family ranchers in the municipalities of Bagé, Dom Pedrito and Pinheiro Machado, between October 2015 and March 2016. The construction of the mental representations of social actors is done by the interactions and representations about reality, allied to their collective relations and their experiences over time. It can be concluded that a process of racial standardization of cattle is in progress to meet the demand of the meat market. On the other hand, sheep farming remains a secondary activity with little or no interest in the commercialization of the animals. In general terms, trust, loyalty and collaboration agreements are relevant for the determination of the marketing channels, so that the best sale is the one held at the rural property with the payment at the time of sale. In essence, the conventions that guide the forms of commercialization are constituted in different ways, mainly as a result of the differentiated valuation that the actors throw on the processes of constitution of the markets. The main marketing channels for the calf / steer are the 43.6% broker and the 41% terminator, the breeder is commonly purchased through the exchange with another family farmer. The types of markets that supported the analysis deserve adjustments to the reality of family livestock, where there may be crosses between identified types, since they are not linear relationships. The analysis showed that the family farmer makes access to more than one marketing channel for the same animal category, in which the regulatory elements are reproduced in these different markets. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Coleções
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