O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
dc.contributor.author | Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e | pt_BR |
dc.contributor.author | Castrogiovanni, Antonio Carlos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-11T02:33:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-4436 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/178131 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is strengthened by the Epistemology of Complexity that deals with the construction of knowledge whose truths are provisional. Thus, we use it as a method, which strengthens us in the understanding of the dialogic of Cartographic knowledge in the Teaching of School Geography. As a goal, we study the construction of the knowledge of Cartography in the formation of the teacher of Geography and its implications in school education. This essay discusses some concerns in our journey as teachers and researchers, such as: are there deficiencies in the construction of the cartographic knowledge in the school environment? Is there a concern of Geography teachers in demystifying the paradox of cartographic illiteracy in school education? This challenge seems to be able to generate other challenges, in the construction of a new object; and thus, to produce new mobilizations, new constructions, in a recursive and dialogical movement. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Ensino de Geografia (Recife). 2018. Vol. 1, n. 1 (2018), p. 196-206 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School Cartography | en |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Cartographic Illiteracy | en |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Teaching Geography | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cartography in Elementary School | en |
dc.title | O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Cartographic knowledge in the epistemology of school geography | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062891 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39566)Ciências Humanas (6795)