Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorTomasi, Diane Catiapt_BR
dc.date.accessioned2009-12-05T04:15:41Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17806pt_BR
dc.description.abstractEste estudo visa analisar as informações contidas nos textos didáticos da área das ciências naturais, mais especificamente a Biologia, sob um olhar crítico. Trata-se de um estudo teórico que aborda inicialmente os livros didáticos como fontes de informação, conhecimento e ideologia; em seguida situa a informação científica e ideológica no âmbito das relações de dominação e poder. Contempla a escola como aparelho ideológico do estado e a informação como instrumento desse aparelho, responsável por parte da formação da identidade social do indivíduo. Coloca as representações sociais e o conhecimento como fatores essenciais na vivência cotidiana do individuo. Analisa a transmissão de valores morais através de linguagens metafóricas no ensino do conhecimento científico contidas nos textos didáticos, principalmente quando se trata das lições a respeito da fisiologia humana (órgãos sexuais e reprodução). Apresenta ainda as diferenças de abordagem nas lições didáticas sobre o homem e a mulher e em seguida, expõe um conceito de informação ideológica e sua caracterização como instrumento de dominação. Aborda a informação ideológica como agravante na relação de domínio de classe, pois alimenta o senso comum com moralismo machista, e finaliza com uma explanação a respeito da posição da mulher na sociedade capitalista e sua situação na relação de dominação mantida na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at analyzing the information contained in the didactic texts of the area of natural sciences, more specifically Biology, with a critical look. At first a theoretical study that initially approaches didactic books as source of information, knowledge and ideology. Secondly, that it points out scientific and ideological information in the scope of the domination relationship between power. It contemplates the school as a ideological device a State and the information as instrument of this device, responsible for formation of the social identity of the individual. It places social representations and knowledge as essential factors in the daily experience of the individual. It analyzes the transmission of moral values through metaphorical languages in the contents of scientific knowledge in didactic texts, mainly specially regarding physiology (sexual organs and reproduction of human being). It shows the differences of boarding in the didactic lesson on the man and the woman. Then it presents a concept of ideological information and its characterization as domination instrument. Finally, it approaches the ideological information concept as crucial in classroom domination, therefore it feeds the common sense with machista moralsm. It still shows, communication regarding the position of woman in a capitalist society and her situation related to the domination kept in the society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectIdeologyen
dc.subjectInformationen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectIdeological informationen
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectDidactic texten
dc.subjectScientific knowledgeen
dc.titleInformação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000718013pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples