Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorHetzel, Álvaro Dornellespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-10T02:31:07Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177733pt_BR
dc.description.abstractIsto é uma monografia sobre contemplação. Isto também é uma monografia sobre a capa de um disco. Este é o resumo da monografia. Esta monografia defende que, muito embora a contemplação aos meios de comunicação traga diversão, conforto e informação esclarecedora, o que pode parecer uma abertura é um fechamento perceptivo que avança historicamente com interesses econômicos e ideológicos. O progressivo domínio da contemplação sobre nossas sensibilidades é programado pela racionalidade técnica burguesa e suas tecnologias, que não são passíveis de controle e nos levam a uma realidade simulada. Este é um trabalho apocalíptico. A simulação da consciência, ocaso e inversão total da vida, a exploração plena de nossos corpos e energias, é onde culmina o progresso da contemplação e é disso que buscamos fugir. A maneira de fugirmos da catástrofe da consciência simulada é através de uma deriva nos fluxos das correntes de informação. Esta monografia é, em uma instância prática, uma negação às telas. As abordagens críticas presentes no embasamento teórico do presente trabalho ocorrem, principalmente, pelo entendimento frankfurtiano sobre a indústria cultural, através de Theodor W. Adorno & Max Horkheimer (1985); do cinismo, através de Peter Sloterdjik (2012); dos meios de comunicação e os gadgets, através de McLuhan (1964); e da sociedade do espetáculo, por Guy Debord (1997). A capa de Go 2 foi o gatilho para tudo isso; nossas reflexões teóricas culminam na análise da imagem da capa através de comparações com outras capas e formas de apresentar informação no contexto das tecnologias digitais. Buscamos, assim, compreender como Go 2 incentiva este comportamento de negação, este despertar que nos leva a uma deriva dentro e fora das telas dos espetáculos da indústria cultural.pt_BR
dc.description.abstractThis is a monograph about contemplation. This is also a monograph about a record cover. This is the monograph’s abstract. This monograph defends that, even though contemplation of media may bring entertainment, comfort and enlightening information, what may seem an opening is actually a perceptive closure that historically advances with economic and ideological interests. The progressive dominance of contemplation upon our sensibilities is programmed by the bourgeois’ technical rationality and its technologies, which are not passible of control and are taking us to a simulated reality. This is an apocaliptic paper. The simulated consciousness, sinking and total inversion of life, the complete exploration of our bodies and energies, is where culminates the progress of contemplation and this is what we intend to escape. The manner of escaping the catastrophe of simulated consciousness is through a dérive in the streams of information. This monograph is, in a practical instance, a denial of the screens. The critical approaches present on the theoretical basis of the present paper occurs, mainly, through the frankfurtian understanding of the cultural industry, through Theodor W. Adorno & Max Horkheimer (1985); of cinism, trough Peter Sloterdjik (2012); of media and the gadgets, through McLuhan (1964); and of the society of spectacle, by Guy Debord (1997). Go 2’s cover was the trigger for all of this; our theoretical reflections culminate on the analysis of the cover’s image through comparisons with other covers and ways of presenting information on the digital technologies context. We intend, thereby, to understand how Go 2 impells us to this action of denial, this awakening that takes us to a derive on both inside and outside the screens of culture industry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinismen
dc.subjectContemplação (Filosofia)pt_BR
dc.subjectContemplationen
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectCulture Industryen
dc.subjectDériveen
dc.subjectSpectacleen
dc.titleXTC em Go 2 : contemplação e deriva no espetáculopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coArruda, Mario Alberto Pires dept_BR
dc.identifier.nrb001062513pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem