Emanoel Araújo e o Museu Afro Brasil : destaque, agência e construção de uma nova memória
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2017Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho se propõe a falar do Museu Afro Brasil - MAB no cenário museológico brasileiro. A partir da observação da carência de tratar na Museologia outros olhares sobre as memórias produzidas em relação aos negros e negras no Brasil, identifica-se a relevância deste trabalho. Para tanto, primeiramente problematiza-se a hegemonia de paradigmas e métodos acadêmicos focados no centro europeu. Em seguida, busca-se refletir sobre os museus como espaços que legitimam discursos, apresentam ...
O presente trabalho se propõe a falar do Museu Afro Brasil - MAB no cenário museológico brasileiro. A partir da observação da carência de tratar na Museologia outros olhares sobre as memórias produzidas em relação aos negros e negras no Brasil, identifica-se a relevância deste trabalho. Para tanto, primeiramente problematiza-se a hegemonia de paradigmas e métodos acadêmicos focados no centro europeu. Em seguida, busca-se refletir sobre os museus como espaços que legitimam discursos, apresentam determinadas memórias em detrimento de outras, sendo a do negro negada, apagada e/ou deturpada. A partir dessa reflexão, apresenta-se o MAB, pensado como espaço para reverter tais construções de estereótipos impostos ao negro e procura investigar de que forma o museu se destaca no cenário dos museus brasileiros. O trabalho pretende também analisar a criação do MAB a partir da difusão do acervo particular do colecionador Emanoel Araújo e identificar sua influência enquanto colecionador na formação deste acervo Pretende-se também verificar a influência de Emanoel enquanto curador nas narrativas expográficas e analisar qual a memória difundida do negro pela instituição. Para construí-lo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, sendo a pesquisa exploratória, pois visa um aprofundamento do tema se utilizando do levantamento bibliográfico. Também foi desenvolvida uma análise documental, em entrevistas online realizadas pelo diretor e uma observação in loco na instituição. Ao fim, foi possível constatar a reflexão teórica desenvolvida, ao deslocar o pensamento para fora do centro europeu, permitindo uma análise do negro como centro de sua própria história. Percebeu-se também como o MAB é um espaço que possibilita tal deslocamento, colocando em xeque olhares viciados em discursos impostos pelo colonizador. Além disso, foi possível compreender a figura de Emanoel Araújo para além de colecionador, mas como formador de uma nova narrativa e materialidade sobre os negros e negras no Brasil e nos museus brasileiros, enquanto agente de sua própria história. ...
Abstract
The intention in this work is to analyze the Museu Afro Brasil - MAB in the Brazilian museological scenario. This paper may be found relevant when one concludes that the different views on the black people-related memories in Brazil are not treated with the plurality they deserve. In this analysis, the first topic to be discussed is the hegemony of academic methods and paradigms focused on Europe. Then, we build a reflection on how museums, as spaces that usually legitimize discourses, present ...
The intention in this work is to analyze the Museu Afro Brasil - MAB in the Brazilian museological scenario. This paper may be found relevant when one concludes that the different views on the black people-related memories in Brazil are not treated with the plurality they deserve. In this analysis, the first topic to be discussed is the hegemony of academic methods and paradigms focused on Europe. Then, we build a reflection on how museums, as spaces that usually legitimize discourses, present certain memories in detriment of others, being the black people's memory denied, erased and/or misrepresented. From such reflection, MAB is presented. The museum was built to act as a place to revert these constructions of stereotypes imposed on black people. The intention is also to investigate how MAB stands out in the scenario of Brazilian museums. The paper also analyses how MAB began to operate – exhibiting the private collection of Emanoel Araújo – and aims to identify the collector's influence on the formation of the collection. Araújo's influence as a curator is also analyzed in terms of expographic narratives and what is the memory spread by the institution when it comes to the black people. To assemble this, a qualitative approach was used; the research method of choice was the exploratory, since this type of study uses a bibliographic study to go deeper into the topic A documental analysis was also developed in on-line interviews conducted by the director and in an onsite observation at the institution. The result was a theoric reflection developed with the black people in the center of their own history, instead of a traditional European-centered thinking. MAB was also perceived as a place where such reversion can be made, setting aside points of view imposed by the colonizer and making room for new ones. Furthermore, the character of Emanoel Araújo was understood as more than a collector, but as a leader of a new narrative and materiality about black people in Brazil and Brazilian museums, as agents of their own history. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
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