Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
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2017Author
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Graduation
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias do perfil oficial do MasterChef Brasil no Twitter para engajar o telespectador. Para atingir o objetivo foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e Análise de Conteúdo dos tweets publicados pelo perfil do @masterchefbr. O referencial teórico abrange temas pertinentes ao estudo, como televisão, convergência, reality shows, MasterChef, segunda tela, Social TV e a própria rede social Twitter. ...
O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias do perfil oficial do MasterChef Brasil no Twitter para engajar o telespectador. Para atingir o objetivo foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e Análise de Conteúdo dos tweets publicados pelo perfil do @masterchefbr. O referencial teórico abrange temas pertinentes ao estudo, como televisão, convergência, reality shows, MasterChef, segunda tela, Social TV e a própria rede social Twitter. A pesquisa documental abrange as publicações feitas pela conta oficial do MasterChef Brasil no Twitter. A partir da análise de conteúdo realizada em 133 tweets coletados durante os dias 5 a 10 de dezembro de 2017, foi possível identificar oito categorias de estratégias de engajamento adotadas pelo perfil do programa. São elas: divulgação da final; enquetes; links para notícias sobre o programa; conteúdos sobre culinária; conteúdos exclusivos; uso de memes/GIFs; interação direta com o usuário da rede; posts em sincronia com o programa. O estudo conclui que fazer uso de uma segunda tela garante uma experiência melhor e mais completa da competição. ...
Abstract
The present study aims at the official profile strategy of MasterChef Brazil on Twitter to engage the viewer. For the purpose, experiments as methodological procedures: bibliographic research, documentary and Content Analysis of the tweets published by the @masterchefbr profile. The theoretical framework covers topics relevant to the study, such as television, convergence, reality shows, MasterChef, second screen, Social TV and a social network Twitter. A documentary search covers how publicati ...
The present study aims at the official profile strategy of MasterChef Brazil on Twitter to engage the viewer. For the purpose, experiments as methodological procedures: bibliographic research, documentary and Content Analysis of the tweets published by the @masterchefbr profile. The theoretical framework covers topics relevant to the study, such as television, convergence, reality shows, MasterChef, second screen, Social TV and a social network Twitter. A documentary search covers how publications made by the official MasterChef Brazil account on Twitter. From the content analysis performed on 133 tweets collected during the days of December 5 to 10, 2017, it was possible to identify its categories of engagement strategy adopted by the program profile. They are: dissemination of the final; polls; links to news about the program; culinary content; exclusive contents; use of memes / GIFs; direct interaction with the user of the network; publishes in sync with the program. The study concludes that makes use of a second screen secured a better and more complete competition experience. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
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