A religião nos limites da simples educação : notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso
Fecha
2010Resumo
O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso – disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como “religião” e como se organiza o universo daí derivado – sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto ...
O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso – disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como “religião” e como se organiza o universo daí derivado – sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria “religião”. O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos. ...
En
Revista de antropologia. São Paulo, SP. Vol. 53, n. 1 (jan./jun. 2010), p. 39-78
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39558)Ciencias Humanas (6795)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License