Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Valeska Alessandra dept_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-05T03:16:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0100-6932pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177575pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é produto da pesquisa Escritos de alunos: memórias de culturas juvenis (19401960), que toma como objeto de investigação os periódicos produzidos por alunos de diferentes instituições escolares de Porto Alegre/RS. O estudo vincula-se aos pressupostos teóricos da História Cultural e inscreve-se no campo da História da Educação em suas interfaces com a Imprensa Escolar e a História das Instituições Educacionais.O foco da análise foi perceber as marcas deixadas pelos jovens no periódico Colunas, anuário produzido pelo Instituto Porto Alegre/IPA, procurando distinguir indícios de saberes e práticas escolares que evidenciam as identidades daqueles sujeitos. A estratégia metodológica utilizada foi o exame da materialidade e dos discursos difundidos em textos e imagens ao longo de doze edições. Percebe-se que, embora o IPA estimulasse um certo protagonismo estudantil na edição do Colunas, mimetizavam o formato estético e discursivo dos yearbook’snorteamericanos. O caráter institucional do periódico não impediu que as vozes dos alunos ecoassem nas páginas do anuário. Em meio à profusão de fotografias e notícias do colégio, eles se fazem notar, especialmente nos textos biográficos dos colegas, nas montagens fotográficas e nas charges. Essas são marcas dos discentes, talvez pouco perceptíveis em um primeiro olhar, mas que se revelam na observação atenta desta fonte importante para a História da Educação.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the produc to fresearch Students Writings: Memories ofyouthcultures (19401960), whichfocusesonresearchjournalsproducedbystudentsofdifferenteducationalinstitutionsof Porto Alegre / RS. The studyislinkedtothetheoreticalassumptionsof Cultural HistoryandfallswithinthefieldofHistoryofEducationat its interfaces withtheSchool Press andtheHistoryofEducationalInstitutions. The focusoftheanalysiswastoseethemarksleftbyyouth in regular Colunas, yearbookproducedbythe Porto Alegre Institute / IPA, seekingtodistinguishevidenceofknowledgeandschoolpracticesthatrevealtheidentitiesofthosesubjects. The methodological approach wasthetestofmaterialityandthe speeches broadcast ontextsandimages over twelveeditions. It isnoticedthat, althoughthe IPA stimulate a certain role in thestudenteditionof Colunas, mimickedtheaes theticanddiscursiveformatofAmerican'syearbook. The institutionalcharacterofthejournaldidnot stop thestudents' voicesechoed in thepagesoftheyearbook. Amidsttheprofusionofphotographsandstoriesofthecollege, they are remarkable, especially in biographicaltextsfromcolleagues, in thecartoonsandphotomontages. These are marksofstudents, perhapsbarelynoticeableatfirstglance, butrevealed in thecarefulobservationofthisimportant for theHistoryofEducationsource.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistoria : Questoes e Debates. Curitiba. Vol. 62, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 165-191pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudent journalsen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemories Youthen
dc.subjectJovempt_BR
dc.subjectPractices of Reading and writingen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleVozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001015656pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples