Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
dc.contributor.author | Lima, Valeska Alessandra de | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Dóris Bittencourt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-05T03:16:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-6932 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/177575 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é produto da pesquisa Escritos de alunos: memórias de culturas juvenis (19401960), que toma como objeto de investigação os periódicos produzidos por alunos de diferentes instituições escolares de Porto Alegre/RS. O estudo vincula-se aos pressupostos teóricos da História Cultural e inscreve-se no campo da História da Educação em suas interfaces com a Imprensa Escolar e a História das Instituições Educacionais.O foco da análise foi perceber as marcas deixadas pelos jovens no periódico Colunas, anuário produzido pelo Instituto Porto Alegre/IPA, procurando distinguir indícios de saberes e práticas escolares que evidenciam as identidades daqueles sujeitos. A estratégia metodológica utilizada foi o exame da materialidade e dos discursos difundidos em textos e imagens ao longo de doze edições. Percebe-se que, embora o IPA estimulasse um certo protagonismo estudantil na edição do Colunas, mimetizavam o formato estético e discursivo dos yearbook’snorteamericanos. O caráter institucional do periódico não impediu que as vozes dos alunos ecoassem nas páginas do anuário. Em meio à profusão de fotografias e notícias do colégio, eles se fazem notar, especialmente nos textos biográficos dos colegas, nas montagens fotográficas e nas charges. Essas são marcas dos discentes, talvez pouco perceptíveis em um primeiro olhar, mas que se revelam na observação atenta desta fonte importante para a História da Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is the produc to fresearch Students Writings: Memories ofyouthcultures (19401960), whichfocusesonresearchjournalsproducedbystudentsofdifferenteducationalinstitutionsof Porto Alegre / RS. The studyislinkedtothetheoreticalassumptionsof Cultural HistoryandfallswithinthefieldofHistoryofEducationat its interfaces withtheSchool Press andtheHistoryofEducationalInstitutions. The focusoftheanalysiswastoseethemarksleftbyyouth in regular Colunas, yearbookproducedbythe Porto Alegre Institute / IPA, seekingtodistinguishevidenceofknowledgeandschoolpracticesthatrevealtheidentitiesofthosesubjects. The methodological approach wasthetestofmaterialityandthe speeches broadcast ontextsandimages over twelveeditions. It isnoticedthat, althoughthe IPA stimulate a certain role in thestudenteditionof Colunas, mimickedtheaes theticanddiscursiveformatofAmerican'syearbook. The institutionalcharacterofthejournaldidnot stop thestudents' voicesechoed in thepagesoftheyearbook. Amidsttheprofusionofphotographsandstoriesofthecollege, they are remarkable, especially in biographicaltextsfromcolleagues, in thecartoonsandphotomontages. These are marksofstudents, perhapsbarelynoticeableatfirstglance, butrevealed in thecarefulobservationofthisimportant for theHistoryofEducationsource. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Historia : Questoes e Debates. Curitiba. Vol. 62, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 165-191 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Student journals | en |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Memories Youth | en |
dc.subject | Jovem | pt_BR |
dc.subject | Practices of Reading and writing | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954) | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001015656 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40021)Humanities (6885)