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dc.contributor.advisorStueber, Ketlenpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Keila Sant’Anna Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-05T03:16:21Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177571pt_BR
dc.description.abstractApresenta o estudo realizado com as crianças da Geração Alfa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ocorrido durante o mês de novembro de 2017, com o intuito de conhecer quais as relações dessas crianças com as fontes de informação a partir do conceito de leitor multiplataforma. Demonstra, com base nos conceitos de leitura multiplataforma, cultura da convergência e representações sociais, quais os graus de proximidade e afetividade das crianças, entre seis e sete anos de idade, quanto às plataformas de leitura disponíveis, tais como, computadores e notebooks, livros e revistas, celulares smartphones, tablets e e-readers. Discorre sobre a importância e influência do ambiente familiar, bem como do escolar, para a formação de leitores multiplaformas, letrados e alfabetizados, evidenciando ainda a importância da ação cooperativa da biblioteca escolar com as atividades de leitura realizadas em sala de aula. Conclui que os resultados do estudo não corroboram com os discursos apocalípticos que apontam o fim dos livros com a chegada da nova geração, pelo contrário, indicam uma tendência das crianças da Geração Alfa a entender a leitura de forma globalizada. Assim, independentemente do tipo de suporte utilizado, a disposição das crianças para ler está muito mais ligada ao tipo de influência que recebem durante a infância, do que a uma negação inata ao formato impresso.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the study performed with the generation alpha children from the school "Colégio de Aplicação" of "Universidade Federal do Rio Grande do Sul", during November 2017. The goal was to understand the relation of this kids with the information sources presented in the concept of multi-platform reading. The study shows - based on the concepts of multi-platform reading, convergence culture and social representation - what is the degree of proximity and affectivity of kids between 6 and 8 years old with the information sources available, such as computers, smartphones, tablets, books, magazines and e-readers. It discuss about the importance and influence of family and school environment in the formation of multi-platform readers, highlighting the importance of cooperative action between school library and the reading activities inside the class room. The results of the study do not corroborate with the apocalyptic speeches indicating the end of the books with the arrival of the new generation, on the opposite, the study shows a tendency of alpha generation children to understand the reading in a globalized form. Therefore, regardless the technology used, the children ability to read is much more connected with the influence received during childhood than to an innate denial of the printed format.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultiplataform readingen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectCulture of convergenceen
dc.subjectAlpha Generation.en
dc.subjectSchool libraryen
dc.titleGeração alfa e as interações de leitura em multiplataformaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062395pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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