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dc.contributor.advisorNunes, Silvia Balestreript_BR
dc.contributor.authorSacchet, Patricia de Oliveira Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2009-11-28T04:14:13Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17730pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a discussão sobre a diferenciação entre os termos "clown" e "palhaço". Inicialmente, contextualizamos e destacamos as seguintes desconfianças mútuas: o não reconhecimento sobre as competências e as metodologias de cada um; a negação inicial das referências circenses pelos freqüentadores dos cursos; a idéia de que o "palhaço" teria a sua origem legítima no picadeiro e os "clowns" estariam fazendo uma apropriação indevida desta arte para a dramaturgia teatral. Para superarmos tais visões, buscamos algumas aproximações e confluências importantes entre circo e teatro, que se acentuam com o surgimento do circo contemporâneo. Adotando uma visão que não separa "clowns" de "palhaços", nos servimos de conceitos das filosofias da diferença para criarmos algumas brechas por onde possam fluir idéias mais permeáveis, mais coerentes com a porosidade e abertura do corpo clownesco. Estão presentes nesta pesquisa estudiosos que valorizam a multiplicidade nesta arte, palhaços de diferentes períodos e tendências, além das minhas experiências pessoais como clown-palhaça e esportista.pt_BR
dc.description.abstractThis study approaches the discussion about the differentiation between the terms "clown" and "palhaço." Initially, the following reasons for mutual distrust are highlighted and contextualized: the lack of acknowledgement of their competences and methodologies, the initial denial of the circus references by those attending the courses, the idea that the "palhaço" would have his legitimate origin in the circus ring and the "clowns" would be inadequately taking this art to the theater. In order to go beyond such perspectives, the author looked for some important similarities and confluences between circus and theater that have become more evident after the emergence of the contemporary circus. Adopting a point of view that does not separate "clowns" and "palhaços," concepts of the philosophies of difference were used to create some breaches through which more permeable ideas can flow; such ideas are more coherent with the porosity and opening of the clown body. Researchers that value multiplicity in this art, clowns of different periods and tendencies, in addition to the author's personal experiences as a clown and sportswoman were included in the present study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClownen
dc.subjectTeatro : Clownpt_BR
dc.subjectPermeabilidadept_BR
dc.subjectPermeabilityen
dc.subjectClowning-palhaçaren
dc.subjectTeatro : Palhaçopt_BR
dc.titleDa discussão "clown ou palhaço" às permeabilidades de clownear-palhaçarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000723657pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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