Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoldo, Lianept_BR
dc.contributor.authorRosa, Velcy Soutier dapt_BR
dc.date.accessioned2009-11-13T04:14:53Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17628pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa a oferecer um contraponto à funcionalidade globalizante que desconsidera as particularidades humano-geográficas e seus valores culturais. Para tanto, sua fundamentação se apóia nos discursos que enfatizam o valor da emoção como fator desencadeador da ação, bem como atribuem qualidades relacionais aos objetos, como Donald Norman e outros importantes pensadores. Seu objetivo é contribuir para a elaboração de uma metodologia de mediação do designer entre a indústria e o usuário. A metodologia adotada, em sintonia com a fundamentação, foi a consulta direta a determinados segmentos da sociedade, para conhecer os seus desejos e necessidades. Além de um referencial quantitativo, buscou-se depoimentos de valor qualitativo. Os resultados confirmam a primazia da emoção nas relações sujeito-objeto e destacam o papel da mediação como veículo de afirmação cultural e promoção da sustentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper means to offer a counterpoint to the globalizing functionality that ignores human-geographic particularities and their cultural aspects. For this purpose, foundamentation was based on reports emphasizing the importance of emotion as an action-starter and ascribing relational qualities to the objects, as stated by Donald Norman and other great studiers. The objective is to contribute for the development of a methodology for the designer to mediate the relationship between the industry and the consumer. The method used to elaborate this paper, in consonance with foundamentation, was a direct consult to specific segments of the society, to discover their wishes and necessities. Beyond stablishing a quantitative reference, we searched for reports of qualitative value. Results confirm the preponderance of emotion in subject-objetc relations and show out the role of mediation as a vehicle of cultural affirmation and sustenance promotion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmotionen
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectCultureen
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectSustentabilityen
dc.titleDesign e emoção : a mediação do designer na interpretação dos desejos e necessidades das pessoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKindlein Junior, Wilsonpt_BR
dc.identifier.nrb000721392pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples