Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Antonio Carlos da Rochapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Leticia Silvapt_BR
dc.date.accessioned2009-11-05T04:14:44Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17616pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de Piaget e dos conceitos de comunidade e sociedade apresentados por Ferdinand Tonnies consistem na contribuição desta tese e visam a eficiente implantação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de Peer-to-Peer. A implementação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer apresenta diversos aspectos a serem observados. Podemos considerar como fator positivo a popularização do conceito pelo compartilhamento de materiais na Internet, com o aumento do numero de usuários de softwares como o e-mule e o kazaa. Como limitante, temos principalmente a dificuldade de identificação de relevância dos materiais disponibilizados em relação ao contexto de aprendizagem que se pretende estabelecer. Considerando que a identificação de origem e relevância é uma condição indispensável à constituição de Comunidade Virtuais de Aprendizagem, faz-se necessário estabelecer mecanismos de reputação que contemplem tais questões. O conceito de valor, o estabelecimento de critérios de avaliação para os objetos disponibilizados, bem como de classificação dos agentes componentes da comunidade são objetos de estudo da presente tese. Este trabalho situa-se, então, na área de intersecção da Ciência da Computação com as Ciências da Educação e Sociologia. Na área das Ciências da Educação temos o aporte da Teoria de Interação Social de Piaget, da Sociologia buscamos apoio em Tonnies e, visando suportar a comunidade virtual a ser modelada, buscamos o aporte da Ciência da Computação no que diz respeito as redes peer-to-peer.pt_BR
dc.description.abstractThe main focus of this dissertation is on the reputation mechanisms of virtual learning communities implemented as peer-to-peer content sharing networks. The reputation systems modeled according to the Social Interaction Theory of Piaget and to the concepts of community and society introduced by Ferdinand Tonnies are the main contributions of the present study. The idea is to reach an effective deployment of virtual learning communities through peer-to-peer networks. The implementation of peer-to-peer networks in virtual communities raises several issues that should be noticed. The popularization of this concept due to the increase of content sharing by means of software such as e-mule and kazaa may be considered positive, but there are also limiting factors, as how to identify which material would be relevant for the content in question. Considering that the identification of origin and relevance is a key condition to the constitution of virtual learning communities, it is necessary to establish reputation mechanisms that approach such questions. The concept of value, the establishment of evaluation criteria for objects available, as well as the classification of agents that constitute the community are objects of study of this dissertation. This work takes place in an intersection area among Computer Science, Education and Sociology. The Social Interaction Theory, by Piaget, supports the Education area, Tonnies provides the support for the Sociology issues and, from Computer Science we take the support for the peer-to-peer networks approach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectPiaget, Jean 1896-1980.pt_BR
dc.subjectLearning environmenten
dc.subjectTönnies, Ferdinand 1855-1936.pt_BR
dc.subjectVirtual environmenten
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectCommunityen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectNetwork of peer-to-peeren
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectPeer-to-peerpt_BR
dc.titleMecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piagetpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.identifier.nrb000721335pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação (até 1998)pt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples