Book Trailer como alternativa de compartilhamento de informação sobre literatura
dc.contributor.advisor | Sousa, Rodrigo Silva Caxias de | pt_BR |
dc.contributor.author | Corrêa, Viviane de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-03T02:26:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/175288 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta o conceito de Book Trailer desde seu surgimento às aplicações atuais. Descreve o Programa Fome de Ler e o Festival Book Trailer. Discute a temática deste projeto de pesquisa através dos trailers de livros feitos em formato de vídeos. Discorre sobre as definições de literatura e internet para considerar as conceituações sobre incentivo à leitura. Relaciona o conceito de informação. Expõe os conceitos de compartilhamento da informação, consideradas como novas práticas sociais de escrita e de leitura hipertextual. Aborda o conceito de disseminação da informação, como forma de divulgação contínua e regular das mesmas. Tem por objetivo verificar a aplicabilidade dos trailers de livros em escolas públicas municipais do município de Canoas que integram dois programas de incentivo à leitura a nível regional. A metodologia se caracteriza como um estudo exploratório e descritivo, utiliza a análise documental com abordagem qualitativa como metodologia. Analisa os dados obtidos nos dois espaços de pesquisa. Pontua a consonância entre o Book Trailer, o compartilhamento de informação e o incentivo à leitura na formação de novos leitores em nível de formação do Ensino Fundamental das escolas envolvidas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents the concept of Book Trailer since the beginning until the actually applications. Describes the Fome de Ler Program and the Book Trailer Festival. Discusses the theme of this research through of Book Trailers made in videos formats. Discusses the definitions of literature and internet to consider the concepts of encouraging reading. Exposes the concept of information sharing being considered as the new practices of writing and reading hipertextual. Presents the concept of dissemination of information, as a means of continuous and regular dissemination of information. Intends to verify the applicability of Book Trailers in public schools in Canoas, that’s integrates two programs to encourage reading between students. The methodology is an exploratory study, using documental analysis with a qualitative approach. Analyses all data obtained in the two search spaces. Marks the consonance between Book Trailer, information sharing and the reading incentive of new readers in the schools involved. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Book Trailer | en |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Disseminação da informação | pt_BR |
dc.subject | Information Sharing | en |
dc.subject | Dissemination of information | en |
dc.subject | Reading Incentive | en |
dc.subject | Reading in Canoas | en |
dc.title | Book Trailer como alternativa de compartilhamento de informação sobre literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062431 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License