Show simple item record

dc.contributor.advisorStueber, Ketlenpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Graziela Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-03T02:26:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175286pt_BR
dc.description.abstractApresenta um estudo de caso da Biblioteca Nossa Senhora das Dores que tem por propósito verificar como a equipe da biblioteca Nossa Senhora das Dores percebe a transição para o ambiente geral da biblioteca dos alunos do sexto ano que frequentaram o espaço infantil. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como a equipe da biblioteca Nossa Senhora das Dores percebe a transição dos alunos do sexto ano que frequentaram o espaço infantil para o ambiente geral da biblioteca. Os objetivos específicos são descrever os recursos e serviços ofertados pela biblioteca para os alunos a partir do sexto ano; averiguar a percepção da equipe em relação a transição dos alunos do sexto ano para o ambiente da biblioteca após terem vivenciado o espaço infantil e elencar as possibilidades propostas pela equipe da biblioteca para o público a partir do sexto ano. Conclui-se que os recursos e serviços ofertados a partir do sexto ano sofrem uma ruptura em relação ao que era desenvolvido até o quinto ano.Após o sexto ano a ausência de atividades e serviços prestados reduz a freqüência ao espaço e ao número de empréstimos. A equipe mostra-se ciente da situação e disposta a desenvolver atividades e serviços que contribuam com a mudança da situação encontrada. Para isso, a parceria com os professores, o oferecimento de atividades de incentivo à leitura e o auxílio à pesquisa são apontados pela equipe da biblioteca como possíveis alternativas para os alunos a partir do sexto ano.pt_BR
dc.description.abstractIt presents a case study from the Nossa Senhora das Dores Library, whose purpose is to verify how the Nossa Senhora das Dores library team perceives the transition to the general library environment of the sixth year students who attended the children's space. The research has as general objective to verify how the team of the Nossa Senhora das Dores library perceives the transition of the students of the sixth year who attended the children's space to the general environment of the library. The specific objectives are to describe the resources and services offered by the library for students from the sixth year; to ascertain the team's perception regarding the transition of the sixth year students to the library environment after having experienced the children's space and list the possibilities proposed by the library team for the public from the sixth year. It is concluded that the resources and services offered from the sixth year suffer a rupture in relation to what was developed until the fifth year. After the sixth year, the absence of activities and services provided reduced the frequency of space and the number of loans. The team is aware of the situation and willing to develop activities and services that contribute to the change of the situation found. For this, the partnership with the teachers, the offer of activities to encourage reading and aid to research are pointed out by the library staff as possible alternatives for students from the sixth year.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectSchool Library: activities and servicesen
dc.subjectYoung people’s presence at school libraryen
dc.subjectNossa Senhora Dores Library (Porto Alegre, RS)en
dc.title"Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062385pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record