Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStueber, Ketlenpt_BR
dc.contributor.authorValk, Dieine Grasielept_BR
dc.date.accessioned2018-05-03T02:26:32Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175280pt_BR
dc.description.abstractApresenta um estudo sobre a mediação de leitura na mídia social Pinterest através de uma análise realizada nos perfis de dez bibliotecas públicas estadunidenses, são elas: New York Public Library, O'Fallon Public Library, Carnegie-Stout Public Library, Kansas City Public Library, Blair-Preston Public Library, Carmel Clay Public Library, Allen County Public Library, Hackley Public Library, Harrison Public Library e Clinton Public Library. Aborda os conceitos de mediação de leitura, biblioteca pública, mídias sociais e especificamente o Pinterest, e também o Pinterest em bibliotecas. Tem como objetivo verificar de que forma o Pinterest pode contribuir como uma ferramenta para a mediação de leitura, especificamente: descrever as funcionalidades que o site/aplicativo proporciona; elencar as informações e estratégias de uso desta mídia social no âmbito das bibliotecas públicas estadunidenses acerca da mediação de leitura; e sugerir formas de utilização do Pinterest em bibliotecas públicas brasileiras para a mediação de leitura Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza básica com abordagem mista, que utilizou como procedimento o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação e o formulário. Os dez perfis de bibliotecas resultaram em 326 pastas sobre mediação de leitura que foram organizadas segundo os conteúdos encontrados, originando dez categorias: indicação de leituras; livros, cinema e televisão; eventos literários; classificação de livros; leitura e ideias; obras específicas; programas de leitura; formação de leitores; exposição de livros e hora do conto. Conclui que o Pinterest é uma boa plataforma para bibliotecas, especialmente para o fim de mediação de leitura. Sugere-se a utilização pelas bibliotecas brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractPresents a study on mediation of reading on Pinterest social media through an analysis performed on the profiles of ten Americans public libraries, are: New York Public Library, O'Fallon Public Library, Carnegie-Stout Public Library, Kansas City Public Library, Blair-Preston Public Library, Carmel Clay Public Library, Allen County Public Library, Hackley Public Library, Harrison Public Library and Clinton Public Library. Addresses the concepts of mediation of reading, public library, social media and specifically the Pinterest, and also Pinterest in libraries. It aims to verify how the Pinterest can contribute as a tool for reading mediation, specifically: describe the features that the site / application provides; to list the information and strategies of the use of this social media in the scope of the American public libraries on the mediation of the reading; and to suggest ways of using Pinterest in Brazilian public libraries for the mediation of reading. Its about an exploratory research of a basic nature with mixed approach, which used as the case study. The instruments used for the collection of data were notice and form. The ten library profiles resulted in 326 folders over mediation of reading that were organized according to the contents found, giving rise to ten categories: indication of readings; books, film and television; events literary; book classification; reading and ideas; specific works; reading programs; training of readers; book exposition and story time. It concludes that Pinterest is a good platform for libraries, especially for the purpose of reading mediation. It is suggested the use by the Brazilian libraries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic Libraryen
dc.subjectBiblioteca pública : Estados Unidospt_BR
dc.subjectMediation of readingen
dc.subjectEncouraging readingen
dc.subjectPinteresten
dc.titleMediação de leitura através do Pinterest nas bibliotecas públicas: o caso das bibliotecas estadunidensespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062232pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples