Traços de memória e de documentos : uma trajetória dos 25 anos iniciais do Curso de Biblioteconomia na UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso conta a memória e a história do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especificamente em seus 25 anos iniciais, além de intencionar identificar o que motivou sua criação e quais foram os agentes responsáveis por sua criação e manutenção. O presente trabalho aborda as duas escolas iniciais de Biblioteconomia no Brasil e suas influências, além de apresentar um histórico da profissão bibliotecário e do ensino da mesma no pa ...
O presente trabalho de conclusão de curso conta a memória e a história do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especificamente em seus 25 anos iniciais, além de intencionar identificar o que motivou sua criação e quais foram os agentes responsáveis por sua criação e manutenção. O presente trabalho aborda as duas escolas iniciais de Biblioteconomia no Brasil e suas influências, além de apresentar um histórico da profissão bibliotecário e do ensino da mesma no país entre 1911 e 1947. A metodologia aplicada na confecção deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental, utilizando-se o conceito de memória coletiva para produzir a chamada memória institucional. Foram pesquisados, através de análise qualitativa, documentos do Arquivo e da Biblioteca da Fabico, além de trabalhos acadêmicos e artigos disponíveis em periódicos online. O trabalho conclui que a memória da Biblioteconomia da UFRGS encontra-se dispersa em documentos e trabalhos acadêmicos, porém ainda não organizada, o que resulta em esquecimento. ...
Abstract
This final paper tell the memory and history of the first 25 years of the Federal University of Rio Grande do Sul Graduate Library School and also intends to identify what motivated its creation and who were the characters responsible for it and for its maintenance. This paper addresses the two first library schools in Brazil and its influences, as well as presents a background of the librarianship and how it was taught in this country between 1911 and 1947. The methodologies applied in this pa ...
This final paper tell the memory and history of the first 25 years of the Federal University of Rio Grande do Sul Graduate Library School and also intends to identify what motivated its creation and who were the characters responsible for it and for its maintenance. This paper addresses the two first library schools in Brazil and its influences, as well as presents a background of the librarianship and how it was taught in this country between 1911 and 1947. The methodologies applied in this paper were bibliographic research and document analysis, while the concept of collective memory was used to build institutional memory. Qualitative research methods were used to analyse documents of Fabico’s archive and library, along with academic papers and other articles available in online journals. This paper finds that the memory of the UFRGS Graduate Library School is scattered among documents and academic papers but it is not yet not organized, which results in forgetfulness. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License