Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSteil, Carlos Albertopt_BR
dc.contributor.authorLima, Alef de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-01T02:26:25Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175194pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação aborda dois temas: a vivência da retomada da escolarização e os processos de aprendizagem. Procuro descrever por meio de uma etnografia feita no contexto da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as dimensões pessoais e morais que a escolarização “tardia” apresenta. Nesse sentido a pesquisa visa compreender de modo qualitativo esse retorno à escola e também examinar as questões de aprendizagem situada que a EJA contém enquanto uma modalidade escolar com características particulares. De maneira geral, as escolhas metodológicas giraram entorno do trabalho de campo junto com as técnicas de observação participante, entrevistas não-diretivas e a construção do diário de campo como instrumento reflexivo. O desenvolvimento da investigação contou com duas formas de problematização: a primeira relacionada a refletir sobre os modos de aprender a partir da escola e “apesar” dela. Já a segunda, dedica-se a pensar os variados aspectos sociais presentes no tema da evasão e da escolarização “tardia”. Os resultados da pesquisa apresentam um quadro heterogêneo de motivações para a retomada dos estudos, mas que possui elementos estruturais comuns como: o apoio afetivo e familiar. No caso do abandono escolar os resultados apontam para a relação entre evasão e escolarização “tardia” enquanto instâncias coprodutoras da intermitência escolar. Por fim, a etnografia também visou entender o lugar da instituição escolar na vida pessoal dos sujeitos da EJA e o quanto esse espaço representa e sintetiza questões mais amplas acerca da aprendizagem e da escolarização na forma de objetos antropológicos.pt_BR
dc.description.abstractLa présente dissertation aborde deux thèmes: l'expérience de retour d'école et les processus d'apprentissage. J'essaie de décrire, à travers une ethnographie réalisée dans le contexte de l'éducation des jeunes et des adultes du Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, les dimensions personnelles et morales que présente la scolarité «tardive». En ce sens, la recherche vise à comprendre qualitativement ce retour à l'école et à examiner les problèmes d'apprentissage situé que l'EJA contient comme une modalité scolaire avec des caractéristiques particulières. En général, les choix méthodologiques ont porté sur le travail de terrain avec des techniques d'observation participantes, des entretiens non directifs et la construction du journal de bord comme outil de réflexion. Le développement de l'enquête a eu deux formes de problématisation: la première avait trait à la réflexion sur les façons d'apprendre de l'école et «malgré» elle. La deuxième partie est consacrée à la réflexion sur les différents aspects sociaux présents dans le thème de l'évasion et de la scolarisation «tardive». Les résultats de la recherche présentent une image hétérogène des motivations pour la reprise des études, mais avec des éléments structurels communs tels que le soutien affectif et familial. Dans le cas du décrochage scolaire, les résultats mettent en évidence la relation entre l'évitement et la scolarité «tardive» en tant que coproduction d'intermittence scolaire. Enfin, l'ethnographie a également cherché à comprendre la place de l'institution scolaire dans la vie personnelle des sujets de l'EJA et dans quelle mesure cet espace représente et synthétise des questions plus larges sur l'apprentissage et la scolarisation sous la forme d'objets anthropologiques.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnographiefr
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Colégio de Aplicaçãopt_BR
dc.subjectLa scolarisation «tardive»fr
dc.subjectEstudo etnográficopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAnthropologie de l'apprentissagefr
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAnthropologie de l'éducationfr
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.title“Onde há uma vontade, há um caminho” : uma etnografia da escolarização tardia na EJA do Colégio de Aplicação/Ufrgspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064977pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem