Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
Language experience factors associated to self-reported proficiency by users of English as an additional language
Assunto
Resumo
Pesquisadores sugerem que o aprendizado de línguas adicionais e a experiência com o uso dessas línguas tem um papel importante no desenvolvimento da competência linguística de um indivíduo (MARIAN, BLUMENFELD e KAUSHANSKAYA, 2007). O objetivo do presente estudo foi investigar quais fatores relacionados a uma experiência linguística são associados à proficiência autoavaliada pelos usuários de uma língua adicional. Para esse fim, correlacionamos variáveis da experiência linguística de 535 partici ...
Pesquisadores sugerem que o aprendizado de línguas adicionais e a experiência com o uso dessas línguas tem um papel importante no desenvolvimento da competência linguística de um indivíduo (MARIAN, BLUMENFELD e KAUSHANSKAYA, 2007). O objetivo do presente estudo foi investigar quais fatores relacionados a uma experiência linguística são associados à proficiência autoavaliada pelos usuários de uma língua adicional. Para esse fim, correlacionamos variáveis da experiência linguística de 535 participantes brasileiros falantes de inglês como língua adicional com a proficiência reportada por eles no Questionário de Experiência e Proficiência Linguística (QuExPLi). Os resultados sugerem que os fatores relacionados a marcos de idade, tempo de imersão e uso atual da língua associam-se de forma significativa à proficiência autorreportada pelos participantes. ...
Abstract
Researchers suggest that learning additional languages and the experience of using them have an important role in the development of the linguistic competence of an individual (MARIAN,; BLUMENFELD, & KAUSHANSKAYA, 2007). The goal of this study was to investigate which language experience factors are associated with the self-reported proficiency of additional language users. For this purpose, we correlated language experience variables of 535 Brazilian participants, speakers of English as an add ...
Researchers suggest that learning additional languages and the experience of using them have an important role in the development of the linguistic competence of an individual (MARIAN,; BLUMENFELD, & KAUSHANSKAYA, 2007). The goal of this study was to investigate which language experience factors are associated with the self-reported proficiency of additional language users. For this purpose, we correlated language experience variables of 535 Brazilian participants, speakers of English as an additional language, with their self-reported proficiency on the Questionário de Experiência e Proficiência Linguística (QuExPLi). Results suggest that the factors related to age, time of immersion, and current use of the language are associated to participants’ self-reported proficiency. ...
Contido em
Letrônica. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2017), p. [689]-699
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License