Visualização de dados quantitativos como apoio à análise de desempenho de alunos de graduação da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Visualization of quantitative data to support analysis of performance of UFRGS undergraduate students
Assunto
Resumo
Os dados sobre a vida acadêmica dos alunos vem sendo registrados e mantidos pelas instituições antes mesmo do início dos registros em meio digital. A UFRGS mantém de forma permanente o histórico dos alunos que por ela passam, assim tendo uma rica base de dados sobre o perfil dos alunos e a evolução de currículos de curso durante os anos. Uma questão importante na gestão dos cursos de graduação e, principalmente, na tomada de decisões para melhoria do desempenho dos alunos nos cursos é a carênci ...
Os dados sobre a vida acadêmica dos alunos vem sendo registrados e mantidos pelas instituições antes mesmo do início dos registros em meio digital. A UFRGS mantém de forma permanente o histórico dos alunos que por ela passam, assim tendo uma rica base de dados sobre o perfil dos alunos e a evolução de currículos de curso durante os anos. Uma questão importante na gestão dos cursos de graduação e, principalmente, na tomada de decisões para melhoria do desempenho dos alunos nos cursos é a carência de acesso pleno aos dados dos históricos de alunos, tanto pelos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) e pelas Comissões de Graduação (COMGRADs), para permitir análises que comprovem hipóteses sobre causas de atrasos e evasão e decidir medidas quanto a ações a serem tomadas para evitar tais casos. A partir de demandas do NAU do Instituto de Informática e da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), este projeto foi planejado para o desenvolvimento de um Painel da Graduação piloto, com acesso a dados privados de alunos e dos cursos, para dar início a uma ferramenta analítica de uso interno na universidade que traga benefícios aos processos de gestão das atividades de ensino da graduação. O protótipo foi implementado como uma aplicação web, integrada ao portal do servidor e uma avaliação preliminar indica que atende aos requisitos básicos colocados pelos NAUs e pela PROPLAN. ...
Abstract
Data regarding students performance have been recorded by academic institutions even before digital recording began. UFRGS maintains permanent records of its students, thus having a rich database with the profile of all students that have enrolled courses at least once. This allows also keeping data about their evolution along the courses over the years. An important issue in the management of undergraduate courses and, especially, in the decision making processes to improve students’ performan ...
Data regarding students performance have been recorded by academic institutions even before digital recording began. UFRGS maintains permanent records of its students, thus having a rich database with the profile of all students that have enrolled courses at least once. This allows also keeping data about their evolution along the courses over the years. An important issue in the management of undergraduate courses and, especially, in the decision making processes to improve students’ performance in the courses is the lack of full access to students’ records, both by the institutional evaluation committees (NAUs) and by the courses coordination committees (COMGRADs). This prevents these committees from analyzing performance data that would prove hypotheses about the causes of delays that often occurs on graduation as well as on evasion. Such analyses would help on decisions about measures to be taken to avoid such cases. Based on demands from both the NAU of the Institute of Informatics and the Pro-Reitoria de Planejamento (PROPLAN, planning department at UFRGS central administration), this project was planned for the development of a pilot Graduation Panel, which provides access to students’ academic record by means of interactive plots that serve as a simple analytical tool. The tool is intended for internal use only to bring benefits for the management of undergraduate activities. The prototype was implemented as a web application integrated into the UFRGS systems, and a preliminary assessment indicates that it meets the basic requirements gathered from NAUs and PROPLAN. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1024)
Este item está licenciado na Creative Commons License