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dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorGallina, Daniel Brandellipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-26T02:32:46Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175023pt_BR
dc.description.abstractAs organizações estão mais suscetíveis às mudanças e impactos do meio ambiente, e a necessidade de ações e novas formas de gerenciar é fruto das transformações que ocorreram e estão ocorrendo na última década. Os processos de negócio dentro desse cenário devem ser monitorados continuamente, e através da metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócio é possível o controle dos processos, proporcionando iniciativas e ações que busquem integração, colaboração e automação. O processo de desenvolvimento de produtos, por ser um processo-chave para a organização, foi selecionado para pesquisa a fim de que a mesma pudesse buscar métodos ou metodologias para a melhoria do processo, visando oferecer respostas rápidas e eficientes como o mercado espera. Nesse sentido, o principal questionamento que surgiu foi qual o ciclo de processo gerenciado de desenvolvimento de produtos que mais se alinha aos objetivos estratégicos da organização, e como esse gerenciamento pode influenciar o processo no estabelecimento de metas e ações de melhoria contínua. Para responder a este questionamento, a presente pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um modelo aplicado de gerenciamento do processo de desenvolvimento de uma determinada linha de produto alinhado aos objetivos estratégicos, em uma indústria eletroeletrônica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório em um único estudo de caso em uma indústria eletroeletrônica multinacional. O método de pesquisaação foi utilizado e combinado com uma específica metodologia de gerenciamento de processos de negócio, o qual permite descrever cada uma das fases da pesquisa ocorridas durante o redesenho do processo de desenvolvimento de novos produtos para o modelo de processo gerenciado e otimizado. Ao final da realização da pesquisa-ação, obteve-se o modelo aplicado para o gerenciamento do processo de desenvolvimento de produtos alinhados aos objetivos estratégicos da organização. As principais contribuições para a organização ficam por conta da criação de um novo processo de desenvolvimento de produto revisado, modificado, e monitorado. O processo foi alinhado aos indicadores estratégicos do balanced scorecard da organização, e os índices de maturidade de cada macroprocesso foram medidos antes e após as modificações realizadas. Para a academia, o uso do método de pesquisa-ação bem aplicado combinado com um modelo conceitual robusto e consolidado e a integração entre as metodologias do BPM, do Balanced Scorecard e dos modelos de maturidade foram as principais contribuições da presente pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractCompanies are more susceptible for changes and impacts from environment and the necessity of actions and new ways to manage is one result of transformations that occurred and occurring in the last decade. Inside of this context business process should be monitoring continuously, and through the methodology of Business Process Management (BPM) is possible to control the process, providing initiatives and actions for integration, collaboration and automation. Product development process, as a keyprocess for the organization, was selected for research to found methods and methodologies for process improvement, to offer fast and efficient answers as market waits. In this direction the main question of this research is which cycle of managed process for product development is more aligned with strategically objectives of the company, and how this management can influence the process in the establishment of goals and actions of continuous improvement. To answer this question, the present research has as main goal to make a proposal of a applied model of management for the product development process, aligned with strategically objectives, in a electronic components company. For this, it was developed an exploratory research in only one case study in a multinational electronic industry. The research-action method was used and combined with a specific methodology of BPM, which allowed describing each one of the occurred phases of the research during the redesign of the product development process for the optimized and managed process model. After finished the research-action, the model applied for process management of product development process aligned with strategically objectives of the company was gotten. The main contribution for the company was a new process for product development, revised, changed and monitored. The process was aligned with strategically objectives of balanced scorecard, and the levels of maturity measured before and after changes modification. For the academy, the main contributions were the use of research-action well applied and combined with a robust and consolidated conceptual model, and the integration between methodologies of the BPM, Balanced Scorecard and Maturity Models.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness process managementen
dc.subjectGerenciamento de processospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectProduct development processen
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectMaturity models and balanced scorecarden
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectSistemas de apoio a decisaopt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.titleUm modelo aplicado de gerenciamento do processo de desenvolvimento de produto alinhado aos objetivos estratégicos de uma indústria eletroeletrônicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000595399pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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