Análise de medidas biométricas em jogos de realidade virtual
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Usamos realidade virtual de forma a passar a sensação de imersão e realidade a um indivíduo em uma aplicação de tempo real. Apesar do conceito ser antigo, a sua viabilidade e disponibilidade para a população é um conceito recente. O objetivo deste trabalho é capturar medidas biométricas de um usuário, enquanto ele interage com uma aplicação de realidade virtual, analisar e interpretar estes dados e usar esta informação como realimentação para o sistema. Para isso, foi desenvolvida uma modificaç ...
Usamos realidade virtual de forma a passar a sensação de imersão e realidade a um indivíduo em uma aplicação de tempo real. Apesar do conceito ser antigo, a sua viabilidade e disponibilidade para a população é um conceito recente. O objetivo deste trabalho é capturar medidas biométricas de um usuário, enquanto ele interage com uma aplicação de realidade virtual, analisar e interpretar estes dados e usar esta informação como realimentação para o sistema. Para isso, foi desenvolvida uma modificação para o jogo digital Skyrim, onde a dificuldade do jogo é adaptada a partir dos sinais do ECG e da EDA do participante. Neste jogo, o usuário tem liberdade para andar, podendo também envolverse em combates. Os resultados indicam uma forte possibilidade de uso dos batimentos cardíacos dos usuários como critério de decisão para uma aplicação. O sinal do ECG dos usuários apresentou um desempenho significativamente melhor que o sinal da EDA. A maioria das alterações nas medidas biométricas dos participantes ocorreram durante o modo de combate. Os usuários notaram a adaptação de dificuldade aplicada no jogo. ...
Abstract
We use virtual reality in order to pass the sensation of immersion and reality to an individual in a real-time application. Although the concept is old, its viability and availability to the population is a recent concept. The objective of this paper is to capture biometric measures of a user while it interacts with a virtual reality application, analyze and interpret this data and use this information as feedback for the system. For this, a modification was developed for the digital game Skyri ...
We use virtual reality in order to pass the sensation of immersion and reality to an individual in a real-time application. Although the concept is old, its viability and availability to the population is a recent concept. The objective of this paper is to capture biometric measures of a user while it interacts with a virtual reality application, analyze and interpret this data and use this information as feedback for the system. For this, a modification was developed for the digital game Skyrim, where the difficulty of the game is adapted from the participant’s ECG and EDA signals. In this game, the user is free to walk and may also engage in combat. The results indicate a strong possibility of using the user’s heartbeats as a decision criterion for an application. The users ECG signal performed significantly better than the EDA signal. Most of the participants’ biometric measurements changes occurred during combat mode. Users noticed the difficulty adaptation applied in the game. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
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TCC Ciência da Computação (1024)
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