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dc.contributor.advisorNedel, Luciana Porcherpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Gustavo Laguna dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-26T02:32:27Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174997pt_BR
dc.description.abstractUsamos realidade virtual de forma a passar a sensação de imersão e realidade a um indivíduo em uma aplicação de tempo real. Apesar do conceito ser antigo, a sua viabilidade e disponibilidade para a população é um conceito recente. O objetivo deste trabalho é capturar medidas biométricas de um usuário, enquanto ele interage com uma aplicação de realidade virtual, analisar e interpretar estes dados e usar esta informação como realimentação para o sistema. Para isso, foi desenvolvida uma modificação para o jogo digital Skyrim, onde a dificuldade do jogo é adaptada a partir dos sinais do ECG e da EDA do participante. Neste jogo, o usuário tem liberdade para andar, podendo também envolverse em combates. Os resultados indicam uma forte possibilidade de uso dos batimentos cardíacos dos usuários como critério de decisão para uma aplicação. O sinal do ECG dos usuários apresentou um desempenho significativamente melhor que o sinal da EDA. A maioria das alterações nas medidas biométricas dos participantes ocorreram durante o modo de combate. Os usuários notaram a adaptação de dificuldade aplicada no jogo.pt_BR
dc.description.abstractWe use virtual reality in order to pass the sensation of immersion and reality to an individual in a real-time application. Although the concept is old, its viability and availability to the population is a recent concept. The objective of this paper is to capture biometric measures of a user while it interacts with a virtual reality application, analyze and interpret this data and use this information as feedback for the system. For this, a modification was developed for the digital game Skyrim, where the difficulty of the game is adapted from the participant’s ECG and EDA signals. In this game, the user is free to walk and may also engage in combat. The results indicate a strong possibility of using the user’s heartbeats as a decision criterion for an application. The users ECG signal performed significantly better than the EDA signal. Most of the participants’ biometric measurements changes occurred during combat mode. Users noticed the difficulty adaptation applied in the game.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital gamesen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectElectrocardiographyen
dc.subjectElectrodermal activityen
dc.subjectAdapting difficultyen
dc.subjectVirtual realityen
dc.titleAnálise de medidas biométricas em jogos de realidade virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001065156pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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