Relatos sobre a experiência de um estágio de docência no ensino médio em uma escola pública
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo retratar as experiências vivenciadas durante a disciplina de estágio de docência no ensino médio, do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), descrevendo os ambientes, os alunos, os modelos de aulas e as dificuldades encontradas durante o processo. A metodologia aplicada foi descritiva, analítica e reflexiva, limitando-se à descrição dos fatos, submetendo-os a uma reflexão teórica. Os diários de campo foram utili ...
Este trabalho tem como objetivo retratar as experiências vivenciadas durante a disciplina de estágio de docência no ensino médio, do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), descrevendo os ambientes, os alunos, os modelos de aulas e as dificuldades encontradas durante o processo. A metodologia aplicada foi descritiva, analítica e reflexiva, limitando-se à descrição dos fatos, submetendo-os a uma reflexão teórica. Os diários de campo foram utilizados como registros das atividades realizadas, dos quais retiram-se reflexões, análises e comentários sobre o estágio. O local de estágio foi a Escola Estadual Padre Rambo, localizada na região central da cidade de Porto Alegre, onde se encontravam estudantes, em sua maioria, vindos da periferia. A turma era do primeiro ano do ensino médio, com 50 alunos matriculados, dos quais muitos se encontravam em situação de vulnerabilidade social, com históricos de drogas e criminalidade presentes no cotidiano O período de estágio perdurou de março até julho de 2017. Foram trabalhados com os alunos futebol e voleibol, inicialmente com uma proposta mais competitiva e, ao longo do processo, devido a dificuldades encontradas, foi abordada uma proposta cooperativa, a fim de manter neles o interesse pelas aulas, já que existia grande ocorrência de abandono da escola pelos alunos. O processo de avaliação dos alunos se deu pela análise da progressão individual de cada um, aliado à participação e colaboração em aula. Um dos problemas encontrados foi o grande número de faltas dos alunos, em razão de problemas externos, os quais prejudicaram demais as progressões das aulas. Todas as experiências vivenciadas demonstram a realidade da qual os profissionais que desejam atuar na rede pública de educação deverão estar cientes para que possam desenvolver futuramente seus trabalhos. ...
Abstract
The objective of this paper is to describe the experiences lived during the undergraduate discipline of teaching at high school, of the Physical Education School from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), describing the environments, students, models of classes and difficulties encountered during the process. The applied methodology was descriptive, analytical and reflexive, being limited to the description of the facts, subjecting them to a theoretical reflection. The field diar ...
The objective of this paper is to describe the experiences lived during the undergraduate discipline of teaching at high school, of the Physical Education School from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), describing the environments, students, models of classes and difficulties encountered during the process. The applied methodology was descriptive, analytical and reflexive, being limited to the description of the facts, subjecting them to a theoretical reflection. The field diaries were used as records of the activities carried out, from which reflections, analyzes and comments about the stage are taken. The place of internship was the Padre Rambo State School, located in the central region of the city of Porto Alegre, where students were mostly from the periphery. The class was the first year of high school, with 50 students enrolled, many of whom were in a situation of social vulnerability, with histories of drugs and crime present in daily life. The traineeship period lasted from March to July 2017 The soccer and volleyball students were initially worked on with a more competitive proposal and, throughout the process, due to difficulties encountered, a cooperative proposal was approached in order to maintain in them the interest in the classes, since there was great occurrence of abandonment of the school by the students. The evaluation process of the students was based on the analysis of the individual progression of each one, together with participation and collaboration in class. One of the problems found was the large number of students' absences, due to external problems, which were too damaging to class progressions. All the lived experiences demonstrate the reality of which professionals who wish to work in the public education network should be aware so that they can develop their work in the future. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License