A meditação como prática integrativa na atenção básica em Saúde do sus e suas (des)conexões com a educação física
Fecha
2017Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A meditação pode ser definida como uma prática milenar de integração mentecorpo baseada na consciência do momento presente, com atenção plena e não julgadora a cada instante. Constitui prática integrativa com respaldo legal no SUS através da PNPIC. As pesquisas sobre esta são predominantemente focadas em patologias específicas e alterações neurofisiológicas que trazem respaldo dentro do modelo biomédico. Portanto, com outro olhar, este trabalho se debruça sobre a meditação observando seus impac ...
A meditação pode ser definida como uma prática milenar de integração mentecorpo baseada na consciência do momento presente, com atenção plena e não julgadora a cada instante. Constitui prática integrativa com respaldo legal no SUS através da PNPIC. As pesquisas sobre esta são predominantemente focadas em patologias específicas e alterações neurofisiológicas que trazem respaldo dentro do modelo biomédico. Portanto, com outro olhar, este trabalho se debruça sobre a meditação observando seus impactos subjetivos nos usuários praticantes. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma revisão bibliográfica narrativa acerca da meditação como prática integrativa de saúde e sua relação com a Educação Física referenciada à experiência em um grupo de meditação da UBS Chácara da Fumaça. Concluiuse que a meditação emerge como uma forma de favorecer o autocuidado, a apropriação da saúde, a redução de gastos e de tornar os usuários agentes de sua saúde, inovando assim no cuidado em saúde mental e na atenção básica em saúde. Além disso, constatou-se que a meditação apresenta relação entre corpo e mente como prática corporal alternativa, assim como aspectos afins à Educação Física, como alterações fisiológicas, impactos na saúde e intensa observação do corpo, contudo carece de um elemento fundante para sua relação direta com este campo de saberes e práticas, o movimento. Por conseguinte, é uma prática que ainda não ganha legitimidade nesta área de intervenção profissional. ...
Abstract
Meditation can be defined as an milenar practice of mind-body integration based on present-moment consciousness, with full and non-judgmental attention at every moment. It is an integrative practice with legal support in SUS through the PNPIC. Researches on this are predominantly focused on specific pathologies and neurophysiological changes that have support within the biomedical model. Therefore, with another perspective, this work focuses on the meditation observing its subjective impacts on ...
Meditation can be defined as an milenar practice of mind-body integration based on present-moment consciousness, with full and non-judgmental attention at every moment. It is an integrative practice with legal support in SUS through the PNPIC. Researches on this are predominantly focused on specific pathologies and neurophysiological changes that have support within the biomedical model. Therefore, with another perspective, this work focuses on the meditation observing its subjective impacts on the practicing users. Thus, the objective of this work was to develop a narrative literature review about meditation as an integrative practice of health and its relation with Physical Education referenced to the experience in a meditation group of UBS Chácara da Fumaça. It was concluded that meditation emerges as a way of promoting self-care, appropriation of health, reducing expenses and making users agents of their own health, thus innovating in mental and basic health care. In addition, it was found that meditation presents a relation between body and mind as alternative body practice, as well as aspects related to Physical Education, such as physiological changes, health impacts and intense observation of the body, however it lacks a founding element for its direct relation with this field of knowledge and practices, the movement. Therefore, it is a practice that still does not gain legitimacy in this area of professional intervention. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Educación Física (1260)
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