Show simple item record

dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Mariana Fialhopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:37Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174754pt_BR
dc.description.abstractA liderança é uma temática que está em constante evolução na área de gestão de pessoas, dado sua contribuição ímpar nas relações no trabalho. Estas, por sua vez, encontram-se em ambientes corporativos que estão sendo renovados por estruturas de negócios singulares, como é o caso das startups, contexto empresarial ainda pouco explorado. Logo, o objetivo do presente estudo é identificar e analisar os comportamentos e as características mais marcantes da liderança no contexto das startups. O trabalho foi baseado em uma pesquisa exploratória qualitativa, na qual foram entrevistados 10 fundadores de startups localizadas no mercado de Porto Alegre. A revisão bibliográfica focou na definição deste modelo de negócio e suas particularidades, assim como buscou conceituar liderança frente às distintas teorias existentes. Os fundadores identificam a liderança como uma relação interpessoal a qual deve ser reconhecida e conquistada perante o time, dada suas competências comportamentais e técnicas. Além disso, as características da liderança estão diretamente vinculadas ao contexto que a startup está inserida, como flexibilidade, visão holística e servidão, representando um comportamento aderente ao que este negócio em particular necessita. Os estágios de maturidade da startup não são percebidos como influenciadores na atuação da liderança, ao contrário de fatores como rodadas de investimento.pt_BR
dc.description.abstractEl liderazgo es una temática que está en constante evolución en el área de gestión de personas, dado su contribución sin igual en las relaciones en el trabajo. Estas, a su vez, se encuentran en ambientes corporativos que están siendo renovados por estructuras de negocios únicos, como es el caso de las startups, contexto empresarial aún poco explorado. Por lo tanto, el objetivo del presente estudio es identificar y analizar los comportamientos y los rasgos más marcados del liderazgo en el contexto de las startups. El trabajo fue baseado en una investigación cualitativa, en la cual fueron entrevistados 10 fundadores de startups ubicados en el mercado de Porto Alegre. La revisión bibliográfica se centró en la definición de este modelo de negocio y sus particularidades, así como buscó conceptuar liderazgo frente a las distintas teorías existentes. Los fundadores identifican el liderazgo como una relación interpersonal a la que debe ser reconocida y conquistada ante el equipo, dada sus competencias comportamentales y técnicas. Además, los rasgos del liderazgo están directamente conectadas al contexto de las startups, como flexibilidad, visión holística y empeño, representando un comportamiento conforme a lo que este negocio en particular necesita. Las etapas de madurez de las startups no se perciben como influyentes en la actuación del liderazgo, a diferencia de factores como las rondas de inversión.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiderazgo empreendedores
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectLas etapas de madurezes
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectRondas de inversiónes
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectStartupses
dc.titleOs comportamentos de liderança presentes em startups de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064171pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record