Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Paulo Roberto Guedes dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:21Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174725pt_BR
dc.description.abstractO escotismo é uma instituição que busca, a mais de cem anos, se legitimar na sociedade. As atividades desenvolvidas na escola também levam em conta a formação de seus cidadãos como objetivo de mantê-los atuantes na sociedade. Foi no movimento fundado por Baden-Powell, que foi vista a possibilidade de ambas as atividades desenvolvidas, com o mesmo caráter terem um potencial em ambas serem proveitosas uma para a outra. Nesse encontro entre espaços de educação formais, informais e não formais, são discutidos os conteúdos curriculares e o caráter de cada tipo de ensino. Ciente da importância de transformar a escola em um espaço de luta por uma vida digna para todos e todas, é sugerida uma proposta pedagógica para a Aula de Educação Física– pautada nos valores escoteiros – que busca a formação de cidadãos e cidadãs que valorizem o diálogo, a justiça e o respeito mútuo. O objetivo é que a escola busque contemplar, em suas práticas cotidianas, um currículo em que o trabalho com a formação ética de sujeitos capazes de se preocuparem com as injustiças e construírem relações sociais mais justas e solidárias – contemplando o que chamamos de educação em valores e objetivando a transformação da sociedade, práticas muito discutidas no escotismo.pt_BR
dc.description.abstractScouting is an institution that seeks, over a hundred years, to legitimize itself in society. The activities carried out at the school also consider the training of its citizens to keep them active in society. It was in the movement founded by Baden-Powell, that it was envisaged that both developed activities, with the same character, could have a potential in both to be profitable for each other. In this meeting between formal, informal and non-formal education spaces, the curricular contents and character of each type of education are discussed. Aware of the importance of transforming school into a space for a dignified life for all, a pedagogical proposal is suggested for the Physical Education Class - based on Scout values - which seeks to educate citizens who value dialogue, justice and mutual respect. The goal is for the school to seek to contemplate, in its daily practices, a curriculum in which work with the ethical training of subjects capable of worrying about injustices and building more just and solidary social relations - contemplating what we call education in values and aiming at the transformation of society, practices much discussed in Scouting.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscotismopt_BR
dc.subjectScoutingen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleA atividade escoteira e sua linearidade com educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem