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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Lívia Dornellespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:15Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174712pt_BR
dc.description.abstractO mercado de alimentos saudáveis apresenta um crescimento significativo a cada ano; 20% em média no Brasil desde 2012, contra 8% no resto do mundo. O país é o 4o maior mercado de alimentos saudáveis do mundo, segundo dados da Euromonitor. Assim, surge a necessidade de compreender o comportamento do consumidor de alimentos saudáveis, ou seja, as suas atitudes, percepções, valores e crenças, além de identificar com maior precisão quem é este indivíduo. Deste modo, o presente estudo tem o objetivo de analisar, através das variáveis sociodemográficas, geográficas e psicográficas, o consumidor de alimentos saudáveis. Esta pesquisa também visa medir as motivações e conhecer qual o maior benefício que este indivíduo busca em uma alimentação saudável. Para tal fim, aplicou-se uma pesquisa quantitativa descritiva com amostra por julgamento através de um questionário respondido por 126 indivíduos, que moram na região de Porto Alegre e que possuem uma alimentação rica em nutrientes. Os resultados revelam que a saúde é a principal motivação e o maior benefício que estes consumidores percebem ao adotarem uma alimentação saudável. Outros resultados observados foram em relação aos atributos que estes indivíduos julgam serem os mais importantes no momento de adquirir qualquer alimento. Destaca-se que a característica sabor, juntamente ao atributo embalagem/aparência do alimento, são às quais os consumidores mais se mostram favoráveis.pt_BR
dc.description.abstractThe healthy food comercialization market presents a meaningful growth each year; 20% in Brazil since 2012, against 8% in the rest of the world. The country is the 4th biggest healthy food market in the world, according to Euromonitor data. Therefore, there is the necessity of comprehending the healthy food consumer behavior, which is, his or her actions, perceptions, values and beliefs, besides the identification, with better precision, of who is this subject. In this way, this study aims to analyze, through the sociodemographical, geographical and psichological variables, the healthy food consumer. This study also aims to measure the motivations and to know which is the greatest benefit that these subjects pursue in healthy eating. To do so, a descriptive quantitative research with judgement sample was applied through a survey answered by 126 subjects who live in the region of Porto Alegre and have a high rich nutrient diet. The results reveal that health is the most significant motivation and benefit that these consumers pursue when they adopt a healthy food diet. Other results were related to the predicates that these subjects find to be the most important ones in the moment of buying food. The flavor property was highlighted, as well as the package/appearance predicates, the ones the consumer more shows approval for.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer’s behavioren
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivationsen
dc.subjectHealthy eatingen
dc.titleAnálise do comportamento do consumidor Porto-Alegrense na compra de alimentos saudáveispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064055pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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