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dc.contributor.advisorBerleze, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Thaiely Costa dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174708pt_BR
dc.description.abstractA inclusão de crianças com deficiência é uma conquista que permeia diversos desafios. Não se pode querer que todo o grupo realize a mesma tarefa, ou que uma atividade resulte em uma mesma aprendizagem para todos. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma avaliação motora adaptada e avaliar o desempenho motor de crianças com Síndrome de Down (SD). Fizeram parte da pesquisa três meninas com SD, com idades de 8, 13 e 14 anos, estando respectivamente no terceiro, quinto e sexto ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública municipal de Canoas/RS. A avaliação motora adaptada foi baseada no Teste de Equilíbrio de Bruininks e Oseretsky (1994), e no teste de desenvolvimento motor grosso (TGMD-2) de Ulrich (2000). A adaptação ocorreu através do protocolo lúdico e protocolo lúdico em contexto. Algumas adaptações dos protocolos foram pré definidas e outras realizadas ao longo de aplicação de testes, conforme necessário para cada criança. Cada subitem do teste sofreu em média uma ou duas adaptações. Quanto à avaliação do desempenho motor, para a maioria das habilidades, foi observado o protocolo em contexto tendo as crianças melhor desempenho comparado ao protocolo lúdico, assim como o desempenho foi melhor no protocolo lúdico em comparação ao protocolo padrão. Como conclusão do estudo, ficou evidente que o concreto para a aprendizagem e interesse da criança é muito eficiente, e quando se trata de crianças especiais essas estratégias de aprendizagem se tornam ainda mais importantes.pt_BR
dc.description.abstractThe inclusion of children with disabilities is an achievement that permeates various challenges. One can not want the whole group to perceive the same task, or that one activity results in the same learning for all. In this perspective, the general objective of the research was developed an adapted motor evaluation and to evaluate the motor performance of children with Down Syndrome (DS). They were part of the survey of girls with DS, aged 8, 13 and 14 years old, respectively in the third, fifth and sixth year of elementary school, in a municipal public school in Canoas / RS. A motor assessment adapted to the diagnosis without Bruininks and Oseretsky's Balance (1994) and without Ulrich's (2000) Gross Motor Development Test (TGMD-2). An adaptation through the ludic protocol and playful protocol in context. Some adaptations of the protocols were pre-defined and others were performed during the application of the testicles as needed for each child. Each subitem of the test underwent on average 1 or 2 adaptations. Regarding the evaluation of the motor performance, for the most abilities, the protocol was observed in context having as children better performance compared to the ludic protocol, as well as the performance was better in the ludic protocol compared to the standard protocol. As a conclusion of the study, it became apparent to work for the learning and fun of the child and very efficient, and when it comes to special children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdapted motor assessmenten
dc.subjectPerformance motoren
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectDesempenho motorpt_BR
dc.subjectDown Syndrome childen
dc.titleAvaliação motora adaptada para crianças com síndrome de down : realidades do seu desempenho motorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063499pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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