O ensino da arte marcial Chinesa como serviço e sua adaptação ao mercado moderno
Fecha
2017Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho busca compreender os rumos do ensino de arte marcial chinesa, tratando essa atividade como uma prestação de serviço e as escolas de arte marcial como negócios ou empresas atuantes no mercado moderno. Isso foi feito através de um estudo de caso (uma escola de Kung Fu atuante em Porto Alegre e trabalhada sob o nome fictício de Escola Tigre de Kung Fu). A pesquisa foi trabalhada em duas etapas: um estudo preliminar (a respeito do mercado e de características percebidas pelos pr ...
O presente trabalho busca compreender os rumos do ensino de arte marcial chinesa, tratando essa atividade como uma prestação de serviço e as escolas de arte marcial como negócios ou empresas atuantes no mercado moderno. Isso foi feito através de um estudo de caso (uma escola de Kung Fu atuante em Porto Alegre e trabalhada sob o nome fictício de Escola Tigre de Kung Fu). A pesquisa foi trabalhada em duas etapas: um estudo preliminar (a respeito do mercado e de características percebidas pelos praticantes de Kung Fu nas escolas que conhecem); e o estudo principal (focado na escola estudada e na avaliação que os alunos dessa escola fazem a respeito dela em relação às características levantadas no estudo preliminar). Através dessas etapas foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características da escola estudada e de seus alunos. Geraram-se alternativas de posicionamento para escolas de Kung Fu e uma proposta de posicionamento específica para a Escola Tigre de Fogo de Kung Fu. ...
Abstract
The present work aims to understand how Chinese martial arts have been taught, classifying this activity as a service offered by the martial arts schools, and considering them as companies or business acting in the modern market. It was developed through a case study in a school acting in Porto Alegre (named as Escola Tigre de Fogo de Kung Fu, to preserve its identity). The research had 2 two steps: a preliminary study (about the market and its characteristics perceived by Kung Fu practitioners ...
The present work aims to understand how Chinese martial arts have been taught, classifying this activity as a service offered by the martial arts schools, and considering them as companies or business acting in the modern market. It was developed through a case study in a school acting in Porto Alegre (named as Escola Tigre de Fogo de Kung Fu, to preserve its identity). The research had 2 two steps: a preliminary study (about the market and its characteristics perceived by Kung Fu practitioners in the schools they know); and the main study (focused on the researched school and on the evaluation of their students about it – considering the topics observed on the preliminary study). With this steps it was able to observe important points through the perception of its practitioners and to understand the characteristics of the studied school and its students. Alternatives for the positioning of Kung Fu schools were generated, and one specific proposition of adjustment – addressed to Escola Tigre de Fogo de Kung Fu. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Administración (3140)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License