Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ana Paula Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T02:33:20Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174605pt_BR
dc.description.abstractAs pessoas estão mais interessadas na Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e mais críticas em relação às empresas. Devido a essa preocupação da sociedade com o meio ambiente e com as questões sociais, as organizações veem a obrigação de inserir ações socioambientais em suas estratégias organizacionais. A Natura Cosméticos é uma das empresas brasileiras mais reconhecidas em termo de responsabilidade socioambiental. O presente estudo teve por objetivo principal analisar a influência da responsabilidade social empresarial no processo de decisão de compra e na percepção dos consumidores Natura. A coleta de dados se deu nos meses de setembro a novembro de 2017 e foi dividida em duas etapas: inicialmente foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com consultores da Natura, e em seguida foram aplicados questionários tipo survey com seus consumidores, sendo que os dados obtidos foram submetidos a uma análise de conteúdo e a uma análise estatística. Os resultados demonstram que a influência da responsabilidade social empresarial no comportamento dos consumidores Natura ainda é pouco significativa, visto que esse fator parece atuar como critério secundário no momento da compra. Conclui-se que apesar de a responsabilidade social empresarial ser muito valorizada pelos consumidores, ainda não é o fator essencial nas suas decisões de compra.pt_BR
dc.description.abstractPeople are getting more interested about Corporate Social Responsibility (CSR) and more critical towards companies. Due to the concern of society with the environment and social matters, organizations are seeing the obligation to insert social environmental actions in theirs organization strategy. Natura Cosméticos is one of Brazilians most recognized enterprises in terms os social environmental responsibility. This present study had the primary goal to analyze the influence of corporate social responsibility, precisely in the process of buying decision and consumers perceptions of Natura. The data collection took place in the months of September and November 2017 and was divided in two parts: initially there were made individuals interviews semi structured with Natura consultants, and then were applied questionareis in the form of survey with costumers, being that the data obtained were submitted to a content analysis and a statical analysis. The results demonstrated that the influence of corporate social responsibility in the behavior of consumers of Natura still have lower significance, since this factor seems to act as a secondary criteria in the moment of buying. Concludes that, despite of corporate social responsibility been very valorized by consumers, still isn’t the essencial factor on theirs buying decisions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorporate Social Responsibilityen
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectSocial environmental actionsen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectBuying decisionen
dc.subjectNaturaen
dc.titleA influência da responsabilidade social empresarial no processo de decisão de compra do consumidor : o caso naturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063372pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples