Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFerreira, Lucianopt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Alison Felipept_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T02:33:06Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174586pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca avaliar o impacto trazido pela implementação da ferramenta de Business Intelligence (BI) na gerência comercial de uma empresa do ramo de serviços, visando identificar aspectos relacionados à alterações de processos, mudanças na forma como o setor comercial passou a trabalhar a venda dos serviços da empresa e a percepção dos usuários quanto à adoção e usabilidade da ferramenta de BI. O estudo foi realizado com uma amostra de 14 gerentes (usuários chave) utilizando o método de pesquisa quantitativo do tipo survey, a coleta dos dados foi feita através de um questionário estruturado composto de 25 questões, buscando abranger todos os aspectos mencionados acima. A implementação da ferramenta de BI teve impactos não tão positivos em relação aos processos executados no setor comercial da empresa, no entanto o objetivo da implementação da ferramenta é estratégico/tático e não operacional. Em relação à mudança na forma como o setor comercial passou a vender os serviços da empresa, também foram obtidos resultados positivos, vale ressaltar o poder da ferramenta de BI em relação à prospecção de novos clientes e análise de mercados promissores. A adoção da ferramenta por parte dos usuários contribuiu para o êxito exposto até aqui, pois este aspecto teve resultados muito satisfatórios. A partir da análise dos resultados de uma forma geral, observou-se que de fato os gestores estão subsidiados por uma ferramenta útil e confiável para a tomada de decisão e definição de ações estratégicas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work seeks to evaluate the impact brought about by the implementation of the Business Intelligence (BI) tool in the commercial management of a service company, aiming to identify items related to processes, changes in the way the business sector Services and perception of users , as well as the use and usability of the BI tool. The study was elaborated with a sample of 14 managers (users), using the quantitative survey method, a data collection for the structured questionnaire composed of 25 questions, seeking to cover all the above aspects. The implementation of the BI tool had not so positive impacts in relation to the processes executed in the commercial sector of the company, however, the objective of the implementation is strategic/tactical and non-operational. In relation to the change in the way the commercial sector went to sell the company's services, were also obtained positive results, it is worth pointing out the finding through the study of the immense power of the BI tool in relation to prospecting new customers and analysis market promising. The adoption of the tool on the part of the users contributed to the success until here, because this aspect had very satisfactory results. From the analysis of the results in a general way, it was observed that in fact a useful and reliable tool for decision making and defining strategic actions subsidizes managers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness intelligenceen
dc.subjectInteligência de negóciospt_BR
dc.subjectImpact analysisen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectDecision makingen
dc.subjectCommercialen
dc.subjectAdoptionen
dc.subjectSystemsen
dc.titleAnálise do impacto da adoção do business intelligence (BI) na gerência comercial de uma empresa de serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem